Você sabe envelhecer? O tempo é igual para todos?

Nem a física e nem a medicina são capazes de frear a ação do tempo, contudo procedimentos estéticos são o caminho para quem busca autoestima.

Compartilhe!

Envelhecimento - Dr. Rafael Sávio - Patos de Minas
Envelhecer, nos seres humanos, é o processo de desgaste do corpo (ou das células), depois de atingida a idade adulta.
Foto: PxHere

Por: Rafael Sávio – Cirurgião Plástico

Você sabe envelhecer? Uma pergunta que apenas o próprio tempo irá responder. No entanto, a beleza é determinada não apenas pelo passar dos meses e anos, mas também pelo comportamento de cada indivíduo. Cada “insulto” causado no corpo humano irá refletir mais tarde na aparência física do cidadão. O ser humano deve saber envelhecer, ou o tempo irá cobrar através de rugas, marcas de expressão em menor grau, variando até em doenças sistêmicas, como dislipidemias, diabetes e doença cardíaca, dentre outras.

Neste texto, vamos falar sobre como o comportamento e o tempo, age em cada pessoa, afetando sua aparência física, sem falar dos problemas de saúde relacionados.

A anatomia é o fator isolado mais importante para o impacto estético e sem dúvida o mais importante para o tratamento do rejuvenescimento. A beleza ou você nasce com ela, ou se corre a vida inteira atrás dela, mesmo assim ela é passageira e extremamente sensível ao comportamento humano.

Quem nunca teve aquela colega nova de escola ou de trabalho fisicamente atraente, mas que com o passar do tempo se torna uma pessoa na qual se quer distância e até insuportável de se ter ao lado. A beleza é um dom dado para poucos, onde pessoas boas e ruins podem ser contempladas, portanto não se deve ter esta como medida de caráter.

O mundo está cheio de exemplos de como a beleza física é sensível ao comportamento individual, tanto masculino como feminino.

Envelhecer - Sophia Loren e Brigitte Bardot
Sophia Loren e Brigitte Bardot
Foto: CC – Georges Biard e Georges Biard)

Para citar um clássico, musas como Sophia Loren e Brigitte Bardot, ambas com 87 anos, igualmente belas fisicamente na juventude, tiveram respostas totalmente distintas na aparência com o decorrer dos anos. Sophia Loren frequentadora da elite italiana e até da realeza, com relacionamentos longos e um casamento único, se tornou viúva em 2007 e envelheceu com uma aparência mais harmônica e nitidamente mais estética. Brigitte teve a carreira marcada por polêmicas, cigarros, drogas e recebeu o apelido de “devoradora de homens”. A atitude e o comportamento não refletem apenas nas mulheres.

Envelhecimento - George Clooney e Mick Jagger
George Clooney e Mick Jagger
Fotos: CC – Michael Vlasaty e George Beard

Um exemplo masculino é o ator George Clooney e o rockeiro Mick Jagger. George Clooney já foi eleito quatro vezes uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, Ele raramente se envolve em polêmicas sendo conhecido por sua discrição. Por outro lado, Mick Jagger dispensa comentários e vive o lema “sexo, drogas e rock´n roll”. O tempo em ambos exemplos foram implacáveis.

O estilo de vida, comportamento, genética e cuidados preventivos estão diretamente ligados em como nossa aparência irá responder aos anos.

Envelhecer faz parte da vida!

Elementos da anatomia são essenciais aos profissionais de saúde que se aventuram no ramo da estética. O tempo não para, o peso, a vida e as condições de cada indivíduo são dinâmicos e mutáveis. Os procedimentos são quase uma “droga viciante”, já que se parte do princípio que se pode melhorar a cada dia, uma verdade presente no nosso trabalho, vida pessoal, familiar, social, dentre outras. Refletindo também na qualidade de vida. A falsa sensação da eternidade que não existe!

No entanto, plexo venoso superficial, inserção dérmica dos músculos da face, irrigação e inervação superficial, distorções da pele envelhecida, bioquímica do metabolismo, termos tão comuns na cirurgia plástica impactam nessa falsa verdade que “sempre existe saída”, afinal o tempo age em todos, implacável em nossa aparência.

Para se ter ideia, 51% da aparência da face bela depende somente de três estruturas: nariz, boca e mento (“queixo”), qualquer alteração nesse modulo nasolabial seria um desastre estético. Isso demonstra nossa fragilidade enquanto ser humano nesse campo.

O aperfeiçoamento dos profissionais de saúde bem como apego a cada detalhe é necessário para quem se aventura nesse terreno áspero e denso da estética. A consciência, as expectativas e os realismos dos pacientes são pilares fundamentais para o sucesso de qualquer procedimento.

Esse texto é uma produção independente e não representa a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade é integral do titular da coluna.

Compartilhe!

BIOGRAFIA

Rafael Sávio

Rafael Sávio

Cirurgião Plástico, membro da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

LEIA TAMBÉM!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.