Por que buscamos a Beleza?

Mutável com a época, a cultura e o local, a Beleza está relacionada com a autoestima e autoafirmação.

Compartilhe!

Afrodite
A Beleza remota da antiguidade. Na mitologia grega, Afrodite era considerada a deusa da Beleza.
Foto: Dimitris Vetsikas por Pixabay

Olá leitor, já dissertei em textos passados sobre a importância e a utilidade da beleza, inclusive sobre como envelhecer. Mas o que é Beleza? Quem define os padrões de Beleza? O que define se algo é belo ou não? Qual a história que fez a humanidade buscar pelo belo?

A Beleza é dita como uma qualidade, virtude e característica, que desperta sentimentos de prazer, admiração e até êxtase. O que pode incluir paisagens, obras de arte, seres humanos. Mas este é um modo extremamente vago e simplista de conceituar, como dito em outro texto de minha autoria. O gosto e a beleza são temas frequentes de diversas obras, filosofias e análises. No entanto, quero aqui, conceituar os padrões do belo, junto à estética e a Cirurgia Plástica. O porquê de se correr atrás de tal característica e o que à define.

Na mitologia Afrodite (deusa da beleza) nasce do mar, tem como característica a imortalidade, a expressão da natureza e do amor que pode ser eterno ou efêmero. Vênus, na cultura romana (a mesma que Afrodite) é disputada por deuses e homens. Capaz de levar à guerras e também paixões. Até mesmo Marte, deus da guerra (o mesmo que Áries) é vencido por Vênus, inclusive gerando um filho: o Cupido (Eros, deus do amor e paixão).

Essa história inicial mostra porque a cirurgia plástica tem Vênus como sua “modelo” simbólica, já que o culto à beleza de Afrodite, pode ainda ser visto nos dias atuais, diante daquilo que a especialidade representa. Por meio de procedimentos cirúrgicos, essa busca por empoderamento, sedução, beleza e desejo das pessoas, transformando-as em alguma semelhança à “novas Afrodites”.

Mas o que é Beleza? O mundo todo ainda se aventura nesta questão. Uma definição praticamente impossível, já que a grandeza da resposta, só pode ser percebida através dos antagonista da beleza, de onde ela não está presente. Pois a beleza é ambígua e nisso foge qualquer definição além de fascinar. A única coisa eternizada na história da humanidade é a Beleza. Talvez a única que atravessa o tempo.

Existe uma Beleza universal ou a beleza está ligada aos diferentes períodos históricos? Cada época e lugar estabelece os critérios próprios para definir o que é considerado belo. Logo se nota o conceito mutável, ambíguo e subjetivo do que é considerado belo, dependente do contexto histórico, social e cultural de onde o indivíduo está inserido, bem como suas variáveis biológicas. Historicamente, o padrão de beleza sempre se baseou no que determinada sociedade considera símbolo de saúde ou juventude e expressa uma época e seu próprio sentido de contemporaneidade.

O padrão de beleza feminino, por exemplo, tem mudado bastante ao longo do tempo. Na Grécia antiga, o modelo ideal valorizava medidas proporcionais, como pode ser visto nas obras artísticas que retratam mulheres de seios fartos, quadril largo, coxas grossas e cintura larga, simbolizando fertilidade. Já nos anos 80 e 90 o padrão supunha mulheres altas, magras, com curvas na medida certa onde se valorizava os seios, o que iniciou a busca pelo silicone. Atualmente no século XXI, existe ênfase para o corpo magro, saudável e até sarado.

Para a sorte dos homens, o padrão estético masculino se mantêm mais constante e até imutável no decorrer dos séculos. Não se vê diferenças grandes entre David de Michelangelo e o Super-Homem dos quadrinhos. Nos dias de hoje, os últimos desfiles e semanas de moda, mostram que as modelos mais atraentes são frutos de relações raciais muito distintas, que até pouco tempo atrás seriam impensáveis, afinal questões culturais, físicas e geográficas se globalizaram. A internet “uniu” o mundo.

O Cirurgião Plástico atual e moderno, hoje aconselha seu paciente a realçar seus traços de maneira natural, sem descaracterizar sua aparência e herança genética. Honrando a diversidade e a individualidade de cada um. Afinal a moda passa, mas as cicatrizes ficam.

Na sociedade atual, estar dentro dos padrões estéticos também está relacionado à existência de um poder social, transmitido pela aparência. Na cirurgia plástica, abordar um paciente sem levar em conta o contexto histórico, social e cultural em que está inserido o paciente seria um contrassenso. Um aspecto relevante que traz a cada consulta uma abordagem única, individualizada e com possibilidades de fracasso ou sucesso, independente da maneira semelhante que se façam às orientações e prescrições médicas.

A busca de um corpo harmonioso é fundamentada no desejo de atrair e ser aceito. O fato de não ser amado reduz o sentimento de autoestima, enquanto o de sê-lo aumenta. O indivíduo atual é estimulado à competição, e os cuidados com o corpo é um recurso para isso, pois quando cercado por outros, podem percebê-los como objetos de identificação e admiração, assim como de rivalidade. Existe outro fenômeno a ser analisado: o auto sacrifício, a que se submete o corpo, para corresponder aos ideais estéticos de um dado momento: corseletes no século XIX, anorexia nos séculos XX e XXI.

Atualmente os indivíduos se sentem como que reduzidos, submetidos aos ditames de padrões, antes ditados pela moral da igreja, hoje pela mídia, redes sociais e pelas grifes. Em troca de sacrifícios, o indivíduo espera receber a admiração do seu semelhante e da sociedade, portanto busca-se o personagem projetado pelas mídias e a apropriação de uma imagem idealizada. Já na adolescência, quando há necessidade de signos de identificação e pertencimento, esta situação costuma ser mais intensa.

Inegavelmente, a expressão física de uma pessoa é um indicador de sua relação consigo mesma, sendo assim existem aqueles que copiam padrões, que se colocam num lugar passivo, existindo somente para satisfazer o desejo dos outros e há os que seguem tendências que refletem a atualidade, mas que são capazes de manter sua alteridade nessa interação, transcendendo o paradoxo da necessidade de pertencimento com distinção e independência, correspondendo a posse de um ego maduro, resultado de identificações bem sucedidas e integradas à personalidade. Estes refletem sintonia entre o mundo interior e sua imagem corporal.

Então diante do exposto, se a beleza é a expressão do saudável, o ser humano sempre teve e terá o medo de perdê-la. Medo da doença, que tira a vida e a beleza. Portanto sempre haverá a confiança na medicina que devolve a saúde e a vida. Em todos os tempos e sociedades, sejam grandes ou pequenas, existiam a figura de seu médico, guru, bruxo, xamã, curandeiro ou quem quer que esteja em condições de ser alvo das ansiedades de quem busca saúde e até perfeição.

Hoje o profeta que anuncia o advento da beleza é o cirurgião plástico.
O cirurgião plástico, como diz na especialidade, é aquele que pode vencer a maior das doenças, pior que a própria morte (já que esta é inevitável), pode vencer a desarmonia do corpo. A ele se clama para que o tempo seja apagado, para que a vontade de viver volte.

Ao nosso profeta, por sua vez, quais os pedidos deveria aceitar? Ou melhor, quais pedidos não deveriam ser solicitados à sua capacidade técnica, por tão grande que seja. Quanta responsabilidade compete-lhe na compreensão da identidade morfopsíquica de cada pessoa que lhe procura? Qual o ponto de equilíbrio, entre técnica e estética, entre subjetivo e objetivo, entre padrão universal e individual? Algumas coisas se aprendem somente com o sofrimento por se querer melhorar.


Siga Rafael Sávio, no instagram (@drrafaelsavio)

Esse texto é uma produção independente e não representa a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade é integral do titular da coluna.

Compartilhe!

BIOGRAFIA

Rafael Sávio

Rafael Sávio

Cirurgião Plástico, membro da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

comentários

1 Comentário
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
lélis félix
13/09/2022 08:33

Teste de comentário

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

LEIA TAMBÉM!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.