Consultas e cirurgias eletivas estão suspensas até 4 de março em Patos de Minas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
cirurgias eletivas
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

De acordo com o Artigo 5° do Decreto 5.001, de 16 de fevereiro de 2021, hospitais e clínicas médicas e odontológicas da rede pública e privada do município só podem atender em caráter emergencial no período de 18 de fevereiro a 4 de março. Sendo assim, ficam suspensos atendimentos e cirurgias eletivas.

Conforme o Ministério da Saúde, atendimento e cirurgia de emergência é tudo aquilo que implica em risco potencial de morte, que deve ser diagnosticado e tratado rapidamente. Já atendimento e cirurgia eletivos não são de emergência, ou seja, não precisam ocorrer em curto período de tempo quando a vida do paciente não está em risco.

O termo eletivo explica bem o conceito desses procedimentos, os quais normalmente são gerados a partir de decisão conjunta entre paciente e médico. É preciso atenção, entretanto, para não considerar esse tipo de cirurgia como sinônimo de opcional: em muitos casos, ela é necessária, apenas não precisa ser feita imediatamente. Por esse motivo, adiar as operações por pequeno intervalo de tempo não prejudica a qualidade de vida dos pacientes.

O monitoramento e apoio dos pacientes nas diversas áreas médicas é de suma importância, porém cabe à equipe de saúde de cada estabelecimento a competência e responsabilidade de definir e priorizar os atendimentos de acordo com os conselhos de classe no que tange a atendimento urgente, emergente e eletivo. O olhar crítico também é importante para a avaliação caso a caso e definição para casos específicos.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Para denunciar um comentário ofensivo clique na bandeira vermelha.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.