MENU
CRISE

Com vários bairros sem água, Falcão diz que multará a COPASA

A COPASA informou, em nota, que o abastecimento está normal neste domingo (12). No entanto, reclamações se multiplicam nas redes sociais.


👤 Lélis Félix Souza
🕓 12/09/2021 - 17:42


Os fiscais foram as ruas neste domingo (12)
Foto: Divulgação

A prefeitura de Patos de Minas, através do PROCON Municipal, colocou fiscais nas ruas para verificar ocorrências de falta de água neste domingo (12). Foram pelo menos três bairros visitados: Alto Caiçaras, Chácara Caiçaras e Jardim Esperança. Em todos foi constatado falta de abastecimento.

Um morador do bairro Alto Caiçaras disse que está sem água desde quarta-feira (8). Ele relatou, aos Patos Notícias, que está tendo que ir para casa de parentes.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A reportagem procurou a COPASA neste domingo (12). Contraindo diversas reclamações, a companhia informou que “que o abastecimento da cidade de Patos de Minas está sendo feito normalmente”.

O prefeito municipal, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), disse, nas redes sociais, que aplicará uma multa contra a COPASA. “Minha obrigação é representar a população e jamais serei omisso. Determinei que amanhã cedo seja aplicada multa proporcional ao transtorno causado e ao faturamento da Copasa” escreveu no Twitter.

Segundo levantamento do Patos Notícias, há reclamações de falta de água nos seguintes bairros na tarde deste domingo: Alto Caiçaras, Chácara Caiçaras, Jardim Esperança, Nossa Senhora de Fátima, Alvorada, Campos Eliseos, Sorriso e condomínios Morada Nova e Terra Nova.

Na sexta-feira (10), o PROCON de Patos de Minas notificou a COPASA e estipulou que o abastecimento de água fosse totalmente restabelecido dentro de 24 horas. Também foi solicitada uma explicação formal da causa do problema e medidas corretivas. O prazo se encerrou às 18h de sábado (11). Conforme apurado, a companhia não respondeu a notificação. A empresa foi questionada, pelo Patos Notícias, sobre a notificação, mas não respondeu.

Crise da Falta de Água em Patos de Minas

O problema começou na quarta-feira (8) quando uma carreta bateu em um poste e interrompeu o abastecimento de energia elétrica na estação de captação do Rio Paranaíba, localizada no bairro Cidade Nova. Segundo a COPASA, as bombas ficaram paradas do meio dia até às 20h. Na estação não existe gerador próprio e a locação de um equipamento levaria até 24 horas.

A Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Lagoa Grande, ficou inoperante durante a tarde e a noite de quarta-feira (8). No dia seguinte (9), na medida que os reservatórios esvaziaram, as torneiras dos consumidores secaram. O aumento do consumo pelo calor excessivo (máxima de 37º C) contribuiu para o agravamento da crise.

Em coletiva de imprensa, na sexta-feira (10), a COPASA informou que trabalha para normalizar o abastecimento e que a população deve economizar água. A previsão é que o abastecimento seja totalmente restabelecido no domingo (12). A superintendente regional, Cristiane Carneiro, informou que o Rio Paranaíba está com um nível superior ao mesmo período de 2020.