Patos de Minas 

Com pelos menos 15 bairros sem água, Falcão aposta em notificação do PROCON

O órgão municipal determinou que a COPASA tem 24 horas para restabelecer o serviço.

Compartilhe!

Pelo menos 15 bairros de Patos de Minas estão sem água ou com abastecimento intermitente nesta sexta-feira (10/9). Uma consumidora do bairro Califórnia relatou, ao Patos Notícias, que na residência dela falta água desde quarta-feira (8). “Estou comprando água para beber” afirmou.

O prefeito, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), emitiu uma nota e disse que conversa diretamente com a chefia da companhia em Patos de Minas e em Belo Horizonte. Ele também informou que o PROCON, através do coordenador, Rafael Godinho Nogueira, notificou a empresa. O órgão determinou que a água deverá ser totalmente restabelecida dentro de 24 horas. O prazo se encerra por volta das 18h deste sábado (11). Também foram solicitados relatórios sobre a causa do problema e as medidas preventivas e corretivas adotadas.

A notificação foi compartilhada nas redes sociais do prefeito. No documento, cita-se a possibilidade de punição em caso de não cumprimento, contudo não especifica quais sanções a COPASA estará sujeita.

FALTA DE ÁGUA EM PATOS DE MINAS

O problema começou na quarta-feira (8) quando uma carreta bateu em um poste e interrompeu o abastecimento de energia elétrica na estação de captação do Rio Paranaíba, localizada no bairro Cidade Nova. Segundo a COPASA, as bombas ficaram paradas do meio dia até às 20h. Na estação não existe gerador próprio e a locação de um equipamento levaria até 24 horas.

A Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Lagoa Grande, ficou inoperante durante a tarde e a noite de quarta-feira (8). No dia seguinte (9), na medida que os reservatórios esvaziaram, as torneiras dos consumidores secaram. O aumento do consumo pelo calor excessivo (máxima de 37º C) contribuiu para o agravamento da crise.

Em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (10), a COPASA informou que trabalha para normalizar o abastecimento e que a população deve economizar água. A previsão é que o abastecimento seja totalmente restabelecido no domingo (12). A superintendente regional, Cristiane Carneiro, informou que o Rio Paranaíba está com um nível superior ao mesmo período de 2020.

Lista de bairros com falta de água, segundo levantamento do Patos Notícias:

  1. Abner Afonso;
  2. Alto Caiçaras;
  3. Boa Vista;
  4. Califórnia
  5. Campos Elísios;
  6. Cidade Nova;
  7. Cristo Redentor;
  8. Gramado;
  9. Ipanema;
  10. Itamarati;
  11. Jardim Esperança;
  12. Jardim Itália;
  13. Lagoa Grande;
  14. Morada do Sol;
  15. Morada do Sol;
  16. Nossa Senhora de Fátima;
  17. Nova Floresta;
  18. Santa Terezinha;
  19. Sebastião Amorim;
  20. Sol Nascente.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.