Secretaria de Governo promove nova capacitação de servidores municipais sobre o sistema Siconv

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Em continuidade aos cursos de capacitação sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do governo federal, a Secretaria de Estado de Governo (Segov) recebeu na última semana gestores de convênios de 14 municípios mineiros.

O objetivo foi capacitar os servidores dos órgãos municipais no uso do Portal de Convênios da Rede Siconv nas rotinas operacionais relativas à fase de execução de convênios e Ordem Bancária de Transferências Voluntárias (OBTV).

- Continua depois da publicidade -

Na ocasião, participaram servidores dos municípios de Bonfim, Contagem, Coronel Pacheco, Divinésia, Itabira, Itaguara, Jaboticatubas, Juatuba, Monte Belo, Montes Claros, Nova União, Pará de Minas, Santa Vitória e Silverânia.

Esse foi o terceiro curso ofertado pela Segov nos últimos meses. Em novembro e dezembro, foram ministrados cursos na modalidade A. Já na semana passada foi ministrado o curso na modalidade B.

De acordo com o assessor de Gabinete do Escritório de Representação da Segov em Brasília, Sebastião Milanez, o módulo A é a porta de entrada do Sistema, já no módulo B é apresentado todo o processo de execução de um projeto.

“No módulo A buscamos apresentar o funcionamento do sistema Siconv, quem pode ser cadastrado para operar o sistema e a legislação que o regula. Mostramos como navegar no Siconv, as diversas abas que devem ser preenchidas para cadastrar uma proposta e também começamos a tratar sobre a legislação da execução orçamentária feita pelo governo federal.

Já no B, apresentamos todo o processo de execução, desde a análise do concedente, correções das propostas, aprovação e definição do tempo que durará o projeto e o desembolso financeiro. Também mostramos a importância do acompanhamento do projeto, seja de obra, de aquisição de equipamentos ou de serviços”, explicou.

Os cursos foram ministrados pelo servidor da Diretoria de Avaliação de Projetos e Captação de Recursos (DCAP) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Caio Túlio Guimarães de Souza, e foram realizados nos dias 9, 10 e 11/1.

As capacitações são oferecidas em ambiente de treinamento no laboratório de informática da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e é fruto de uma parceria do Governo do Estado com o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Rede Siconv.

O público-alvo são servidores de órgãos municipais responsáveis por operar o Siconv e/ou envolvidos com as áreas de compras, contabilidade, finanças e convênios. Os interessados em participar das próximas capacitações devem enviar e-mail para redesiconvmg@governo.mg.gov.br.

“O objetivo é que possamos formar pessoas que possam multiplicar o conhecimento adquirido nos cursos para fomentar a Rede Siconv em todo o Estado, tanto para prefeituras quanto para as entidades da sociedade civil”, completou Milanez.

Siconv

Em Minas Gerais, a Segov é responsável pela coordenação da Rede Siconv. Ela busca desenvolver uma rede de disseminação de conhecimentos sobre as transferências voluntárias da União.

Lançada em 2015 pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Rede Siconv tem o objetivo de aumentar a efetividade das transferências voluntárias para Estados, Municípios, Distrito Federal e Organizações da Sociedade Civil.  Minas Gerais foi o primeiro estado do Sudeste e o sétimo do país a aderir à Rede do Sistema.


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -