Patos de Minas 

Prefeitura lança aplicativo com vários serviços

Conecta Patos chega com a missão de modernizar a gestão e facilitar o acesso da comunidade aos serviços públicos. É possível baixá-lo na Play Store e na App Store.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Prefeitura de Patos de Minas lança o seu aplicativo personalizado de atendimento à população: o Conecta Patos. A tecnologia está disponibilizada a partir desta quarta-feira (16/2), data em que ocorre o lançamento oficial do App. A plataforma, que substitui o Patos Conectado, facilita ainda mais a solicitação de serviços públicos por parte do cidadão.

“Nosso objetivo é modernizar, desburocratizar e agilizar as ações públicas. Esse novo aplicativo, mais completo, nos possibilita isso”, diz o prefeito Luís Eduardo Falcão ao explicar porque a atual gestão buscou essa alternativa. Em complemento, o ouvidor municipal, Paulo Henrique Moreira, explica: “O Conecta Patos permite que a pessoa faça suas reclamações, sugestões e solicitações de forma mais prática. Além disso ela pode acompanhar a evolução de cada chamado aberto no sistema, avaliando o tempo de espera e a eficiência da gestão”.

A vice-prefeita Sandra Gomes comemora a chegada do novo APP. “Precisamos pensar que, além de proporcionar melhorias na infraestrutura da cidade e de suas instituições, estamos atingindo diretamente o bem-estar dos moradores. É muito importante lembrar de humanizar as decisões da prefeitura. Então nada melhor que disponibilizar esse serviço diretamente nas mãos da população”.

O aplicativo traz soluções que deixam a comunicação digital com o cidadão mais efetiva. “Queremos entregar para a população um serviço rápido, transparente e ágil. Estamos colocando Patos de Minas no patamar de cidade inteligente”, finaliza o prefeito Falcão.

Diversidade de serviços – Por meio do aplicativo, os cidadãos têm acesso a seis telas: Serviços, Utilidade pública, Ocorrências, Turismo, Notícias e Campanhas.

  • Serviços: é possível acessar Acompanhamento de doenças; Agendamento de serviços; Certidão e consultas; Diário Oficial; Editais de convocação; Educação; Eventos; Exames; Fornecedores e parcerias; IPTU; Informações; Infraestrutura urbana; Legislação; Medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal; Meus chamados; Plano Diretor; Plantão em ocorrências; vacinação e mais.
  • Utilidade pública: o usuário dispõe de informações essenciais acerca de instituições de atendimento localizadas no munícipio, agrupadas dentre as áreas de Assistência Social, Educação, Farmácias, Instituições financeiras, Saúde, Secretarias municipais, Telefones úteis e Órgãos públicos. Com essa funcionalidade o cidadão pode verificar telefone, horário de funcionamento e endereço dos locais.
  • Ocorrências: é possível abrir chamados em diversos segmentos da prefeitura, como Defesa Civil, Denúncias, Meio Ambiente, Saúde Pública, Serviços e Trânsito. A demanda do cidadão pode ser identificada como sugestão, solicitação, pergunta ou reclamação, além de ser destinada a qualquer setor do Executivo local.
  • Turismo: aba completa com informações acerca da infraestrutura municipal, sendo também muito útil para turistas. Nessa tela é possível encontrar indicações de: Academias, Diversão; Espaços para eventos; Hotéis; Instalações esportivas; Lanches; Oficinas; Patrimônio histórico e cultural; Religiosos; Restaurantes e supermercados. Além disso os responsáveis por estabelecimentos comerciais podem preencher o formulário disponibilizado na página para ter seu comércio presente no App.

Cartão Vacina –  O  Conecta Patos também chega com um serviço moderno e indispensável. Trata-se do Cartão Vacina, função por meio da qual o cidadão pode verificar seu documento de vacinação on-line, no próprio aparelho móvel (com acesso à internet). Para acessar é muito simples: na tela “Serviços”, clique em “Cartão Vacina” e pesquise o CPF.

Mas essa não é a única opção possível. O cidadão cadastrado conta ainda com a opção “Validar QR-CODE”, na qual pode verificar se o cartão pesquisado é confiável, ou seja, não falsificado. Ao clicar na ferramenta, aparecerá uma câmera, a qual deve ser apontada para o código – como uma fotografia – e a plataforma disponibiliza a certificação do cartão.

Instalação – O Conecta Patos está disponível gratuitamente nas lojas do Google Play ou App Store. Basta buscar o nome do aplicativo e clicar em “baixar”. Já instalado, é preciso entrar e criar o cadastro. Essa etapa também é simples, bastando preencher alguns dados pessoais (nome, e-mail, telefone) e criar uma senha. Depois de seguir esses passos e clicar em “login”, o usuário já pode desfrutar de todos os benefícios e facilidades do aplicativo.

Depois de realizado o cadastro, o cidadão consegue acessar o App também no computador, pelo endereço www.municipios.appcidades.com.br.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.