Precisamos valorizar os produtos regionais

Uma maneira positiva de mantermos esse ciclo virtuoso de produção, trabalho e prosperidade, é prestigiarmos nossa produção regional.

Compartilhe!

Produtos de Patos de Minas e região
Foto: Divulgação

Já falamos aqui em nossa coluna “Universo Agro”, o quanto a região Alto Paranaíba tem um agronegócio pujante, tecnológico e competitivo, o que o torna uma referência nacional.

Temos várias cadeias produtivas importantes, que vão desde a produção de insumos como calcário, fertilizantes, rações e sementes, passando pela produção agrícola de milho, soja, café, hortaliças, leite e carne. E para fechar o ciclo e agregar valor aos produtos agropecuários, temos modernas agroindústrias que oferecem ao mercado interno e de exportação, produtos de altíssima qualidade, como por exemplo, iogurtes, doces de leite, leite condensado, carnes selecionadas, cafés especiais e muito mais.

Além de ser um dos segmentos que mais geram emprego e renda, o agronegócio do Alto Paranaíba se destaca pela enorme diversificação de culturas e agroindústrias.

Em nossa região temos a produção de soja, milho, café, algodão, feijão, cana, hortaliças, frutas, pecuária de leite, de corte, suinocultura, sementes de milho e soja e muito mais. Além da parte agrícola, temos várias agroindústrias que beneficiam a produção agrícola e agregam valor a esses produtos, alguns deles para exportação.

O Alto Paranaíba é a segunda bacia leiteira do país por termos excelentes condições de clima e tecnologia para a produção de leite, e em função dessa significativa produção temos vários laticínios localizados em nossa região, com destaque para as Cooperativas CEMIL e COOPATOS.

Na cadeia produtiva da suinocultura, onde somos um forte polo nacional de genética suína, também temos uma agroindústria altamente competitiva, com destaque para a Cooperativa SUINCO.

Na produção de café, temos várias empresas e Cooperativas regionais como a EXPOCACCER, que colhem e beneficiam os grãos de café, que em grande parte é direcionada à exportação.

Em termos de hortifrutis, temos a região de São Gotardo como importante polo produtor principalmente de alho, cenoura e abacate, que são comercializados em todo Brasil e também exportados.

Temos ainda outros produtos que valorizam o agronegócio regional como cachaça, queijo artesanal, polvilho, entre outros.

Pela importância dessas cadeias agroindustriais do Alto Paranaíba, que geram milhares de emprego e renda aqui em nossa região, gostaria de lançar uma ideia: que tal valorizarmos mais esses produtos regionais e darmos preferência a eles na hora de fazer as compras?

Além de termos motivos para nos orgulharmos dos nossos produtores e empresários do Agronegócio do Alto Paranaíba, precisamos também reconhecer a importância deles para nossa economia. E uma maneira positiva de mantermos esse ciclo virtuoso de produção, trabalho e prosperidade, é prestigiarmos nossa produção regional!

Esse texto é uma produção independente e não representa a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade é integral do titular da coluna.

Compartilhe!

BIOGRAFIA

Bené Romano

Bené Romano

Engenheiro agrônomo, formado pela UFLA - Universidade Federal de Lavras. Atua como consultor em agronegócio, sendo associado ao Escritório Araújo Fontes. Apresenta, de segunda a sexta-feira, o quadro "Agro em Foco" no Jornal da Manhã da Jovem Pan Patos.

comentários

1 Comentário
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Wallisson Caitano
11/08/2023 14:22

Realmente precisamos valorizar os produtos da nossa terra!!! Aqui é gerado muitos empregos e nosso dinheiro fica aqui mesmo. É muito triste para mim que trabalha em uma das empresas chegar em vários pontos comerciais e ver produtos de outras empresas que não geram riqueza e nem emprego na região!!! Os comerciantes e consumidores precisam enxergar isso como forma de melhoria econômica para nossa cidade e região. Além disso, temos produtos de altíssima qualidade sendo reconhecidos e premiados. Eu estou dentro dessa campanha!!!

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

LEIA TAMBÉM!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.