Saúde

Patos de Minas está preparado para o coronavírus?

Segundo a Secretária de Saúde, os profissionais da Vigilância Epidemiológica fizeram um treinamento pela internet.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Patos de Minas Coronavirus
Foto: Reprodução

O novo coronavírus chegou ao Brasil. O primeiro caso foi confirmado oficialmente pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (26/02). Trata-se de um paciente de São Paulo que visitou recentemente à Itália. Na região do Triângulo Mineiro, existem casos suspeitos em Uberaba e Uberlândia.

Patos de Minas, no Alto Paranaíba, concentra uma população de 150 mil habitantes e todos os dias recebem visitantes que vem à cidade fazer negócios. No município existem empresas de grande porte, inclusive  multinacionais. Esse grande fluxo de pessoas eleva a possibilidade de contaminação pelo coronavírus.

Até o dia 27 de fevereiro, não há registro de suspeitas de coronavírus em Patos de Minas. Mas será que a cidade está preparada para atender eventuais pacientes? Em busca de respostas, o Triângulo Notícias conversou com a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca. Segundo ela, a equipe de Vigilância Epidemiológica  já realizou o treinamento online da UNA SUS sobre o protocolo de atendimento do coronavírus e está apta para monitorar possíveis casos suspeitos, bem como coletar e enviar amostras para o laboratório de referência de saúde pública de Minas Gerais.

Questionamos a secretária a respeito do treinamento dos profissionais no geral. Denise reconheceu que esse tipo de treinamento ainda não foi realizado e acontecerá na próxima semana. Indagada sobre o risco de alguma suspeita ter sido ignorada, ela informou que o coronavírus é uma doença respiratória e que as equipes já estão preparadas a atender esse tipo de caso.

O hospital de referência para o tratamento de casos de coronavírus é o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).

Sintomas do Coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Recomendações para Evitar o Contágio

  • Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
  • Evitar ambientes com muita aglomeração;
  • Utilizar álcool em gel nas mãos

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles. Ao comentar você aceita nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.