Saúde 

Patos de Minas está preparado para o coronavírus?

Segundo a Secretária de Saúde, os profissionais da Vigilância Epidemiológica fizeram um treinamento pela internet.

Compartilhe!

Patos de Minas Coronavirus
Foto: Reprodução

O novo coronavírus chegou ao Brasil. O primeiro caso foi confirmado oficialmente pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (26/02). Trata-se de um paciente de São Paulo que visitou recentemente à Itália. Na região do Triângulo Mineiro, existem casos suspeitos em Uberaba e Uberlândia.

Patos de Minas, no Alto Paranaíba, concentra uma população de 150 mil habitantes e todos os dias recebem visitantes que vem à cidade fazer negócios. No município existem empresas de grande porte, inclusive  multinacionais. Esse grande fluxo de pessoas eleva a possibilidade de contaminação pelo coronavírus.

Até o dia 27 de fevereiro, não há registro de suspeitas de coronavírus em Patos de Minas. Mas será que a cidade está preparada para atender eventuais pacientes? Em busca de respostas, o Triângulo Notícias conversou com a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca. Segundo ela, a equipe de Vigilância Epidemiológica  já realizou o treinamento online da UNA SUS sobre o protocolo de atendimento do coronavírus e está apta para monitorar possíveis casos suspeitos, bem como coletar e enviar amostras para o laboratório de referência de saúde pública de Minas Gerais.

Questionamos a secretária a respeito do treinamento dos profissionais no geral. Denise reconheceu que esse tipo de treinamento ainda não foi realizado e acontecerá na próxima semana. Indagada sobre o risco de alguma suspeita ter sido ignorada, ela informou que o coronavírus é uma doença respiratória e que as equipes já estão preparadas a atender esse tipo de caso.

O hospital de referência para o tratamento de casos de coronavírus é o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).

Sintomas do Coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Recomendações para Evitar o Contágio

  • Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
  • Evitar ambientes com muita aglomeração;
  • Utilizar álcool em gel nas mãos

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.