
O novo coronavírus chegou ao Brasil. O primeiro caso foi confirmado oficialmente pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (26/02). Trata-se de um paciente de São Paulo que visitou recentemente à Itália. Na região do Triângulo Mineiro, existem casos suspeitos em Uberaba e Uberlândia.
Patos de Minas, no Alto Paranaíba, concentra uma população de 150 mil habitantes e todos os dias recebem visitantes que vem à cidade fazer negócios. No município existem empresas de grande porte, inclusive multinacionais. Esse grande fluxo de pessoas eleva a possibilidade de contaminação pelo coronavírus.
Até o dia 27 de fevereiro, não há registro de suspeitas de coronavírus em Patos de Minas. Mas será que a cidade está preparada para atender eventuais pacientes? Em busca de respostas, o Triângulo Notícias conversou com a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca. Segundo ela, a equipe de Vigilância Epidemiológica já realizou o treinamento online da UNA SUS sobre o protocolo de atendimento do coronavírus e está apta para monitorar possíveis casos suspeitos, bem como coletar e enviar amostras para o laboratório de referência de saúde pública de Minas Gerais.
Questionamos a secretária a respeito do treinamento dos profissionais no geral. Denise reconheceu que esse tipo de treinamento ainda não foi realizado e acontecerá na próxima semana. Indagada sobre o risco de alguma suspeita ter sido ignorada, ela informou que o coronavírus é uma doença respiratória e que as equipes já estão preparadas a atender esse tipo de caso.
O hospital de referência para o tratamento de casos de coronavírus é o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).
Sintomas do Coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre.
- Tosse.
- Dificuldade para respirar.
Recomendações para Evitar o Contágio
- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
- Evitar ambientes com muita aglomeração;
- Utilizar álcool em gel nas mãos
comentários
Erro no texto?
Clique e avise