
O novo coronavírus continua assustando o mundo. No Brasil, o medo aumentou após o Ministério da Saúde confirmar o primeiro caso da doença na última quarta-feira (26/02). Um idoso de 61 anos, residente em São Paulo, foi infectado após viajar para a Itália.
No Triângulo Mineiro existem dez casos suspeitos, reconhecidos pelas Secretarias de Saúde. Os pacientes estão sendo atendidos em Uberaba (2) e Uberlândia (8).
Coronavírus em Minas Gerais
Apesar do Ministério da Saúde reconhecer cinco casos suspeitos em Minas Gerais, o cenário pode ser ainda pior.
Uberlândia
Na quarta (26), a Secretaria de Saúde de Uberlândia confirmou um caso suspeito no Triângulo Mineiro. A paciente, do sexo feminino, viajou para a Itália e retornou ao Brasil recentemente.
A mulher desembarcou em São Paulo e em seguida se dirigiu para Uberlândia. Na cidade, ela apresentou sintomas similares ao da doença, febre, tosse seca, dor de garganta e dificuldade para respirar.
Ainda segundo as informações, a paciente chegou a procurar uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), foi medicada e liberada. Como os sintomas não passaram, ela procurou o Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU).
Confira a seguir a íntegra da nota emitida pelo hospital:
O Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) informa que recebeu na tarde de ontem, 26, uma paciente de 28 anos, previamente saudável, com histórico de viagem à Itália (13 a 21 de fevereiro), chegando a Uberlândia no último dia 21. A paciente apresentava sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e falta de ar leve) compatíveis com a suspeita de coronavírus. Na admissão foram coletados materiais para pesquisa diagnóstica, que já foram encaminhados para Belo Horizonte.
A paciente segue em suporte clínico e em plano de contingência de coronavírus. Encontra-se estável, com sinais vitais dentro do limite da normalidade, respira em ar ambiente sem necessidade de oxigênio suplementar, função renal e diurese preservadas e sem febre há 24 horas.
Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
Médico Responsável: Marcelo Simão FerreiraUberlândia, 27 de fevereiro de 2020
Uberaba
Duas pessoas foram internadas na manhã desta quinta-feira (27/02) em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Uberaba. Os pacientes são uma mulher de 35 anos e um jovem de 18 anos. Um deles teria chegado recentemente da Itália. Eles foram transferidos para o Hospital Regional.
A Secretaria de Saúde de Uberaba está seguindo os protocolos extipulados pelo Ministério da Saúde. Não está descartada a possibilidade de uma transferência para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.
Coronavírus no Mundo
O novo Coronavírus se originou na China, porém está se espalhando pelos países. Essa expansão se deve ao grande fluxo internacional de pessoas. Mais de 2.800 pessoas morreram em todo o mundo.
AMÉRICAS
- ESTADOS UNIDOS: 42 casos confirmados;
- BRASIL: 01 caso confirmado.
EUROPA
- Itália: 14 mortos e 528 casos confirmados;
- Dinamarca e Estônia: Há casos confirmados;
- Reino Unido: 15 casos confirmados;
- FRANÇA: 2 mortos.
ÁSIA
- China: 2.747 mortos e 78.630 casos confirmados;
- Japão: 7 mortos e 186 casos confirmados;
- Coreia do Sul: 12 mortos e 1.776 casos confirmados.
ORIENTE MÉDIO
- IRÃ: 26 mortos e 254 casos confirmados;
- KUWAIT: 43 casos confirmados.
Sintomas do Coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre.
- Tosse.
- Dificuldade para respirar.
Recomendações para Evitar o Contágio
- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
- Evitar ambientes com muita aglomeração;
- Utilizar álcool em gel nas mãos.