Saúde

Coronavírus: Caso é confirmado no Brasil e Triângulo Mineiro tem suspeitas

São oito casos suspeitos em Uberlândia e dois em Uberaba.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Coronavírus
Foto: Reprodução (Pixabay)

O novo coronavírus continua assustando o mundo. No Brasil, o medo aumentou após o Ministério da Saúde confirmar o primeiro caso da doença na última quarta-feira (26/02). Um idoso de 61 anos, residente em São Paulo, foi infectado após viajar para a Itália.

No Triângulo Mineiro existem dez casos suspeitos, reconhecidos pelas Secretarias de Saúde. Os pacientes estão sendo atendidos em Uberaba (2) e Uberlândia (8).

- Continua depois da publicidade -

Coronavírus em Minas Gerais

Apesar do Ministério da Saúde reconhecer cinco casos suspeitos em Minas Gerais, o cenário pode ser ainda pior.

Uberlândia

Na quarta (26), a Secretaria de Saúde de Uberlândia confirmou um caso suspeito no Triângulo Mineiro. A paciente, do sexo feminino, viajou para a Itália e retornou ao Brasil recentemente.

A mulher desembarcou em São Paulo e em seguida se dirigiu para Uberlândia. Na cidade, ela apresentou sintomas similares ao da doença, febre, tosse seca, dor de garganta e dificuldade para respirar.

Ainda segundo as informações, a paciente chegou a procurar uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), foi medicada e liberada. Como os sintomas não passaram, ela procurou o Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU).

Confira a seguir a íntegra da nota emitida pelo hospital:

O Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) informa que recebeu na tarde de ontem, 26, uma paciente de 28 anos, previamente saudável, com histórico de viagem à Itália (13 a 21 de fevereiro), chegando a Uberlândia no último dia 21. A paciente apresentava sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e falta de ar leve) compatíveis com a suspeita de coronavírus. Na admissão foram coletados materiais para pesquisa diagnóstica, que já foram encaminhados para Belo Horizonte.

A paciente segue em suporte clínico e em plano de contingência de coronavírus. Encontra-se estável, com sinais vitais dentro do limite da normalidade, respira em ar ambiente sem necessidade de oxigênio suplementar, função renal e diurese preservadas e sem febre há 24 horas.

Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
Médico Responsável: Marcelo Simão Ferreira

Uberlândia, 27 de fevereiro de 2020

Nesta quinta-feira (27), outros sete casos suspeitos foram notificados em Uberlândia. Clique aqui e saiba mais.

Uberaba

Duas pessoas foram internadas na manhã desta quinta-feira (27/02) em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Uberaba. Os pacientes são uma mulher de 35 anos e um jovem de 18 anos. Um deles teria chegado recentemente da Itália. Eles foram transferidos para o Hospital Regional.

A Secretaria de Saúde de Uberaba está seguindo os protocolos extipulados pelo Ministério da Saúde. Não está descartada a possibilidade de uma transferência para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.

Coronavírus no Mundo

O novo Coronavírus se originou na China, porém está se espalhando pelos países. Essa expansão se deve ao grande fluxo internacional de pessoas. Mais de 2.800 pessoas morreram em todo o mundo.

AMÉRICAS

  • ESTADOS UNIDOS: 42 casos confirmados;
  • BRASIL: 01 caso confirmado.

EUROPA

  • Itália: 14 mortos e 528 casos confirmados;
  • Dinamarca e Estônia: Há casos confirmados;
  • Reino Unido: 15 casos confirmados;
  • FRANÇA: 2 mortos.

ÁSIA

  • China: 2.747 mortos e 78.630 casos confirmados;
  • Japão: 7 mortos e 186 casos confirmados;
  • Coreia do Sul: 12 mortos e 1.776 casos confirmados.

ORIENTE MÉDIO

  • IRÃ: 26 mortos e 254 casos confirmados;
  • KUWAIT: 43 casos confirmados.

Sintomas do Coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Recomendações para Evitar o Contágio

  • Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
  • Evitar ambientes com muita aglomeração;
  • Utilizar álcool em gel nas mãos.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -