O dia que a OMS retirou homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) em 17 de maio de 1990, marcou uma das grandes conquistas para igualdade dos LGBTs perante a sociedade. E agora, 31 anos depois, conseguimos enxergar o quanto a luta pela igualdade vai ser grande.
Em tempos de negacionismo a ciência, de ondas de Fake News desacreditando a OMS, o preconceito e fanatismo cresce de forma assustadora. Viver no país que mais mata LGBTs no mundo se torna um ato de coragem e risco.
Patos de Minas tem se mostrado uma cidade intolerante quanto a causa LGBT. Nos últimos dias vimos ataques a um post da Câmara Municipal e diversos comentários nas redes sobre o simples fato de um ator de vestir de mulher para interpretar um personagem inspirado na própria mãe.
Outro ponto que mostrou a intolerância dos homofóbicos foi a inauguração da Queen Lounge. Com a abertura do único espaço voltado para o público LGBT na cidade, diversos homofóbicos saíram destilando palavras, perseguições e intolerância. E ainda com muita luta, é o único local de refúgio onde revela talentos e acolhe aqueles sem preconceito.
Precisamos mostrar que os LGBTs não são uma ameaça à família, afinal, todos nós temos uma (mesmo aqueles que são rejeitados). Não somos uma má influência, sexualidade não é escolha. Não faz sentido ser criado em um mundo heteronormativo, com beijos heteros o dia todo na televisão, com pais heterossexuais e afirmar que fomos “influenciados” a sermos gays.
Não é doença para existir cura gay. Não é falta de Deus ou religião (onde muitas delas não nos aceita como somos). Não foi um erro da família, não mesmo!
O que mais precisamos é de respeito, é poder andar de mãos dadas na rua sem medo de ser apontado ou agredidos, é não ter que esconder no trabalho nossa condição e sofrer represálias e, as vezes, até ser demitido.
Esse é o verdadeiro sentido desse dia, 17 de maio. Ah, se as vezes você se questiona o por quê não existe um dia do orgulho heterossexual, agradeça de você não precisar de um.
Achou erro?
Clique e avise
QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!