Lavoura de morango em São Gotardo é exemplo para o Agroturismo Mineiro

Iniciativas como essa devem ser prestigiadas e valorizadas, pois, além de gerar emprego e renda, valorizam a produção agrícola.

Compartilhe!

Quando pensamos na economia brasileira, os setores de serviços e o agronegócio são as principais atividades que geram emprego, renda e divisas para o país.

E com essa mesma importância, são também os principais segmentos da região Alto Paranaíba, que tem como destaque nacional um agronegócio altamente tecnificado, pujante e diversificado.

E seguindo uma grande tendência do mercado e agregando os setores de serviço e agronegócio, já temos em nossa região alguns projetos em execução na área de Agroturismo, que é uma forma de turismo rural que permite aos visitantes conhecerem e participarem das atividades agrícolas de determinada propriedade.

O Agroturismo está cada vez mais em alta, inclusive com projetos coordenados pelo SEBRAE, que apoia e estimula essa atividade econômica, a qual tem se diversificado com roteiros voltados para interesses específicos, como, por exemplo, do café.

Nesse caso, são realizadas visitas às fazendas cafeeiras, onde os turistas vão conhecer a história de cada uma, aprendem o processo de produção na lavoura até a degustação do café, na xícara. É uma verdadeira imersão em todos os processos produtivos, incluindo a parte histórica, a gastronomia e a importância econômica da cultura para a região.

Em estudo realizado pelo SEBRAE, os turistas demonstraram que nessa tipo de experiência, querem saber como funciona a rotina do campo, degustar os produtos e as comidas típicas da região e, se possível, colocar a “mão na massa”, aprendendo como é feita a colheita do café.

Outro caso de sucesso e cada vez mais apreciado em nossa região, mais especificamente numa fazenda de São Gotardo, são as visitas às lavouras de morango.

Nesse projeto que já vem sendo desenvolvido há alguns anos, os turistas têm acesso à lavoura e pagam um certo valor para colher, degustar à vontade e comprar essa deliciosa fruta. Sem dúvida alguma, é um programa para toda a família!

No caso das lavouras de morango, por serem uma cultura que demanda bastante cuidado no manejo de pragas e doenças, o uso de defensivos agrícolas deve ser bem racional e, se possível, evitado, já que muitas pessoas terão contato direto com a lavoura e farão a colheita no campo.

Segundo informações que recebi de pessoas ligadas a essa propriedade, foi garantido que depois de plantada no campo, essa lavoura não recebeu nenhum tipo de produto químico, além disso ela é inspecionada por órgãos fiscalizadores.

Iniciativas como essa em São Gotardo, que já estão em funcionamento há algum tempo, devem ser prestigiadas e valorizadas, pois, além de gerar emprego e renda, valorizam a produção agrícola, atraindo turistas para conhecerem a realidade do agronegócio regional.

É muito importante que os produtores e empresários rurais entendam que a agricultura pode ser um próprio turismo, em que os visitantes poderão participar não só da colheita, mas também da produção de geleias, de cachaça, do café, de queijos e outros produtos artesanais, que são tão apreciados pelos turistas.

E viva o Agroturismo, mais um segmento do nosso valoroso Agronegócio!

Esse texto é uma produção independente e não representa a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade é integral do titular da coluna.

Compartilhe!

BIOGRAFIA

Bené Romano

Bené Romano

Engenheiro agrônomo, formado pela UFLA - Universidade Federal de Lavras. Atua como consultor em agronegócio, sendo associado ao Escritório Araújo Fontes. Apresenta, de segunda a sexta-feira, o quadro "Agro em Foco" no Jornal da Manhã da Jovem Pan Patos.

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

LEIA TAMBÉM!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.