MENU

"Futuro e otimismo": Falcão estreia coluna no Patos Notícias

Neste primeiro texto falarei sobre a importância do trabalho e da minha vontade de transformar Patos de Minas.


👤 Luís Eduardo Falcão
🕓 01/05/2021 - 20:48 (atualizado 01/05 - 21:16)


Quando o Dia do Trabalho surgiu, ainda no século 19, certamente ninguém imaginava que, mais de 130 anos depois, estaríamos vivendo um período tão difícil, com tantas pessoas impedidas de exercer o seu trabalho da forma que gostariam.

Há um ano, já em pandemia, esperávamos logo superar esta fase. Infelizmente vieram novas ondas, novas variantes da doença e o agravamento da crise. Lembro que, exatamente em maio do ano passado, eu começava a desenhar a nossa campanha para a prefeitura de Patos de Minas e imaginava um 2021 bem diferente. Deus sabe o que faz.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veio 2021 e com ele o início do nosso mandato. Sempre fui defensor da liberdade individual, da liberdade econômica, enfim, da menor interferência do governo nas atividades e na vida das pessoas.

Enquanto vivíamos aquele cenário de 2020, com 18 casos diários em média em Patos, por mais que fosse difícil, defendi que o município não fizesse grandes interferências nas atividades econômicas da população, pois tínhamos recursos recebidos do governo federal, espaço e mão de obra para ampliação de leitos. Estes fatores aliados a protocolos sanitários bem elaborados e coordenados poderiam nos garantir um 2020 menos traumático em todos os aspectos. No entanto, com o relaxamento natural de todos nós no final de 2020 e início de 2021, com as novas cepas do vírus, muito mais agressivas, infelizmente chegamos a um ponto que me vi obrigado a fazer o que não gostaria.

Me lembro como se fosse agora, havíamos chegado a 300 casos em um único dia e representantes dos hospitais particulares da nossa cidade entraram na minha sala, disseram que estavam superlotados e não havia mais nenhuma possibilidade de ampliação de leitos. Assim como era impossível ampliar os leitos que já havíamos triplicado no Hospital de Campanha e já não havia nem mesmo mais profissionais de saúde para contratar. A única opção que restou foi paralisar boa parte das atividades por duas semanas visando a reestruturação do nosso plano de enfrentamento, com testes rápidos e disponíveis em todas as UBS, com central de monitoramento e com uma grande campanha de conscientização. Tudo isso foi possível graças a muitos parceiros e à contribuição de boa parte da população.

Em seguida ainda tivemos a “onda roxa”, do governo do estado. Com certeza vocês se lembram do episódio do dia 4 de março, no qual algumas pessoas protestaram na porta da Prefeitura Municipal. Aquele dia me marcou muito como prefeito, mas também como pessoa. Não culpo ninguém e entendo a dificuldade de todos.

Hoje vivemos dias mais tranquilos e um cenário epidemiológico que nos permite avançar no controle da pandemia. As medidas que foram adotadas, a ajuda de todos e a vacinação tem sido fatores essenciais para isso. Patos de Minas hoje tem uma taxa de recuperação de aproximadamente 95% graças ao Hospital de Campanha, Hospital Regional, hospitais particulares e, claro, principalmente pelo trabalho de todos os nossos profissionais da saúde. O município também tem sido exemplo na vacinação, referência no estado e um dos maiores percentuais do Brasil em termos de população vacinada.

Falemos de futuro e do nosso otimismo em relação a dias melhores. Tenho convicção de que Patos viverá uma nova fase e teremos cada vez mais orgulho de sermos patenses.  Quero falar de trabalho e de como vamos, juntos, transformar Patos de Minas nos próximos anos.

São apenas quatro meses, mas conseguimos iniciar a desburocratização e a modernização do serviço público. Não estamos nem perto de tudo que queremos fazer, porém criamos o “Alvará Expresso”, que entrega alvarás em 24h para construções de até 70m², estaremos economizando milhões de reais nos contratos que estamos revisando, como internet e telefonia, iluminação pública, seguro da frota e várias situações que não eram revisadas e renegociadas há anos.

Os patenses podem contar com uma gestão extremamente motivada a fazer história, planejando e executando as melhorias que todos esperam na saúde, com a melhoria do atendimento e unidades de saúde bem estruturadas, na educação, com construção e reforma de CMEIS e escolas municipais, investimento nas condições de trabalho dos profissionais e investimento em tecnologia, com espaços públicos bem cuidados e novas opções de lazer para a população, com estradas rurais dignas, com obras de infraestrutura que todos esperamos há muitos anos.

Temos trabalhado de forma simples e objetiva, com respeito ao dinheiro que o patense paga em impostos, esquecendo partidarismo e colocando nossa cidade, estado e país acima de tudo. Cada membro da nossa equipe, cada servidor que trabalha com carinho e dedicação, independente do voto no dia 15 de novembro do ano passado, faz parte desse time. Somos todos Patos de Minas. Não tenho o sentimento utópico de que iremos resolver todos os problemas da cidade em 4 anos, mas tenho uma certeza: Patos de Minas mudará para muito melhor.

Estarei sempre próximo da população e esta coluna, que irá ao ar duas vezes por mês, é mais uma forma de me aproximar de vocês.

Sejam bem-vindos!