Com polêmica das autoridades políticas, Agrishow é realizada em Ribeirão Preto

A abertura oficial, que normalmente é prestigiada por presidentes da república, não aconteceu neste ano.

Compartilhe!

A Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, mais conhecida como Agrishow, que é a principal feira de tecnologia agrícola da América Latina e uma das maiores feiras de Agronegócio do mundo.

A abertura oficial que estava marcada para o dia 01 de maio, feriado nacional, e normalmente é prestigiada por presidentes da república, ministros e governadores, nesse ano excepcionalmente acabou não acontecendo.

Isso porque houve uma certa polêmica envolvendo o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que segundo órgãos de imprensa recebeu uma ligação do presidente da feira, Francisco Matturro, informando sobre a presença de Jair Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na abertura do evento. O presidente do evento teria sugerido a ida da comitiva de Brasília no dia seguinte.

Em função disso, o Ministro Fávaro se sentiu desprestigiado e “desconvidado”, e acabou não indo à Agrishow 2023.

Segundo informações da assessoria de imprensa, o ministro da Agricultura anunciaria a liberação de mais de R$ 400 milhões de suplementação orçamentária para amenizar juros do Plano Safra 2022/2023, o que acabou não acontecendo.

Esse fato gerou um enorme desconforto entre organização da feira e autoridades federais, que chegaram a afirmar que “se a Agrishow não quer o governo federal no evento, não sei se o Banco do Brasil e o governo federal deveriam continuar patrocinando o evento.”

Sem abertura oficial, a feira Agrishow 2023 teve seu primeiro dia com público recorde e a presença do ex-presidente Bolsonaro e do governador Tarcísio, que atraíram a atenção do público presente e foram bastante aplaudidos.

Independentemente do que tenha realmente acontecido nesse “desencontro” entre os organizadores da feira e o Ministro da Agricultura e Pecuária, esse fato é muito ruim tanto para o governo federal quanto para o Agronegócio, e consequentemente para o Brasil.

Já existe claramente uma situação de desconforto entre o Agronegócio e o governo federal, e fatos como esse aumentam ainda mais a distância entre eles.

No entanto, apesar dessa situação atual em que o Agronegócio se sente inseguro ao atual governo federal, ele continua trabalhando, plantando, colhendo e produzindo alimentos para o Brasil e para o mundo.

E prova disso é que a organização da Agrishow 2023 mantém o otimismo em relação a negócios na feira, com a expectativa de superar os R$ 11,24 bilhões em vendas de máquinas da última edição.

Além da exposição de máquinas, equipamentos, implementos agrícolas, agricultura de precisão, irrigação, tecnologia em software e hardware, armazenagem e insumos para agropecuária em geral, outras atrações estavam presentes na 28ª Edição do Agrishow, como o Agrishow Pra Elas, espaço dedicado às mulheres do agro com atividades de conteúdo e relacionamento, o Agrishow Labs, com a participação de startups que incrementam produtividade e qualidade às lavouras brasileiras, e a Arena de Drones, tecnologia de aplicação cada vez utilizada no campo.

A sustentabilidade estava também muito presente na feira, por meio de iniciativas sustentáveis nas áreas de resíduos e de energia, como a coleta e descarte adequados de diferentes tipos de resíduos, a reciclagem de materiais, o uso de fontes renováveis e a economia de energia.

À medida que o Brasil aumenta sua área cultivada e também sua produtividade, isso exige máquinas cada vez maiores e eficientes, com tecnologia de altíssimo nível incorporada a elas.

Durante minha visita no Agrishow, percebi o quanto os produtores estão em busca do que há de mais moderno em tecnologia agrícola para ampliar sua produtividade e aprimorar sua eficiência, no entanto ainda precisam um pouco mais de confiança para seguirem fazendo os investimentos neste momento.

Esse texto é uma produção independente e não representa a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade é integral do titular da coluna.

Compartilhe!

BIOGRAFIA

Bené Romano

Bené Romano

Engenheiro agrônomo, formado pela UFLA - Universidade Federal de Lavras. Atua como consultor em agronegócio, sendo associado ao Escritório Araújo Fontes. Apresenta, de segunda a sexta-feira, o quadro "Agro em Foco" no Jornal da Manhã da Jovem Pan Patos.

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

LEIA TAMBÉM!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.