Com eleição inédita, Sindicato Rural escolherá o novo presidente nesta sexta-feira

Na pauta dos candidatos está a terceirização ou não da Fenamilho, a modernização dos leilões e o fortalecimento do agro.

Compartilhe!

Com eleição inédita, Sindicato Rural escolherá o novo presidente nesta sexta-feira
Cleides Júnior e Jane Campos disputam a presidência da entidade.
Foto: Divulgação

Fundado em 1956, o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas foi constituído com base na visão empreendedora de lideranças que entenderam a importância de Patos de Minas ter uma entidade que representasse a classe rural e atuasse como um agente de desenvolvimento da agropecuária no município.

Um dos objetivos dos Sindicatos Rurais, como o de Patos de Minas, é unir forças para defender os interesses políticos, econômicos e sociais dos produtores rurais.

Em Minas Gerais existem cerca de 386 Sindicatos Rurais, que são filiados à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), que defende os interesses dos produtores rurais do estado e promove capacitação técnica em diversas áreas da agropecuária, através do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Por sua vez, as Federações Estaduais de Agricultura como a FAEMG, são vinculadas à entidade líder, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que tem como missão representar, organizar e fortalecer os produtores rurais brasileiros.

E por que estamos explicando tudo isso? Para deixar bem claro que uma entidade como o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas é muito importante na representação da classe rural, sendo o elo entre o produtor associado até as instâncias estaduais e nacionais, como a FAEMG e CNA.

E depois de 67 anos de fundação, pela primeira vez o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas terá duas chapas concorrendo às eleições que acontecerão no dia 28 de julho, ou seja, nunca na história do Sindicato Rural de Patos de Minas houve disputa eleitoral.

Sem entrar no mérito da competência das chapas concorrentes e nem das propostas eleitorais tanto da chapa 2 liderada pela atual Presidente Jane Campos quanto da chapa 1, encabeçada pelo Juninho, considero importante que os produtores associados ao Sindicato Rural tenham opções para escolher seus representantes.

No período que precedeu a eleição, vimos grande movimentação de ambos os lados, em que os associados certamente nunca foram tão procurados para ouvirem as propostas de campanha, que é muito positivo também.

Ouvimos também muita discussão acerca da Festa Nacional do Milho, que anualmente acontece no recinto do Sindicato Rural e que em 2023 foi terceirizada, e a Diretoria recebeu críticas por isso.

Sem entrar nesse mérito, se foi uma ação acertada ou não, é muito importante que a próxima gestão entenda que o papel do Sindicato Rural, além de promover entretenimento, é realmente entender as demandas dos associados, contribuindo com o desenvolvimento social e econômico de suas atividades.

Por toda sua história ao longo desses 67 anos, o Sindicato dos Produtores de Patos de Minas é hoje uma das instituições mais respeitadas da cidade e região, com enorme credibilidade perante não só aos associados, como a comunidade em geral.

E em função desse histórico, é necessário que a próxima Diretoria mantenha essa credibilidade, com uma gestão competente e atenta às novas tendências de governança, sempre com os interesses da classe produtora à frente de tudo.

O Agronegócio Mineiro e de nossa região avançam a passos largos com tecnologia e inovação, e nesse sentido, o Sindicato Rural precisa estar próximo desse processo, dando suporte aos associados, promovendo a inclusão dos pequenos produtores e atuando como agente catalisador nesse mercado tão competitivo.

Patos de Minas como polo regional, necessita de um Sindicato Rural forte nessa mesma proporção, que tenha liderança para participar de forma ativa e eficiente das discussões sobre política agrícola, representando a classe produtora da nossa cidade.

É preciso pensar grande, agir com profissionalismo e acompanhar as inovações. Que vença o Agronegócio de Patos de Minas!

Esse texto é uma produção independente e não representa a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade é integral do titular da coluna.

Compartilhe!

BIOGRAFIA

Bené Romano

Bené Romano

Engenheiro agrônomo, formado pela UFLA - Universidade Federal de Lavras. Atua como consultor em agronegócio, sendo associado ao Escritório Araújo Fontes. Apresenta, de segunda a sexta-feira, o quadro "Agro em Foco" no Jornal da Manhã da Jovem Pan Patos.

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

LEIA TAMBÉM!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.