Com 131 anos, Patos de Minas é a melhor cidade para se viver e investir

O fortalecimento do agro e do comércio, aliado a políticas públicas, trouxe o progresso para nossa cidade.

Compartilhe!

Aniversário de Patos de Minas
Foto: Divulgação (Prefeitura de Patos de Minas)

No último 24 de maio, a nossa querida Patos de Minas completou 131 anos e na minha opinião, nós Patenses ou Paturebas, temos bons motivos para celebrarmos essa data, pois apesar de todas as dificuldades econômicas e sociais que estamos enfrentando no âmbito federal, nossa cidade continua crescendo, se desenvolvendo e se consolidando como pólo econômico regional do Alto Paranaíba.

Obviamente que existem alguns setores que necessitam de melhorias, como por exemplo na área de saúde, educação, mobilidade urbana e cultura, mas precisamos reconhecer o trabalho da administração pública, que apesar de ter sofrido com os dois anos de pandemia de Covid-19 e algumas enchentes que destruíram bastante a cidade, tem conseguido demonstrar seriedade e competência no que faz.

Ao completar 131 anos, Patos de Minas se consolida cada vez mais como a cidade polo do Alto Paranaíba, região tão importante para Minas Gerais, com uma economia pujante, diversificada e dinâmica.

Com uma grande vocação para o agronegócio, nosso município possui uma ampla diversificação de culturas, com uma agroindústria que gera muitos empregos, renda e impostos para o município. A geração de empregos é um fator muito importante em qualquer administração pública, pois serve de referência para investimentos em educação, saúde, segurança e infraestrutura.

E para a satisfação e orgulho dos moradores de Patos de Minas, nosso município foi destaque na geração de empregos em 2022. Segundo levantamento realizado pela LCA Consultores, com base nos dados do CAGED, que é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o município registrou 4.690 postos de trabalho com carteira assinada no ano de 2022.

Ao dividirmos a população pelo número de postos de trabalho gerados, Patos de Minas teve 30,8 vagas formais para cada mil habitantes, o melhor número do estado de Minas Gerais e o sétimo do Brasil.

Entre as 10 cidades mineiras que mais geraram empregos, algumas delas são bem maiores que Patos de Minas, como Belo Horizonte, Uberaba e Contagem.

E com certeza esses números refletem uma boa administração pública que apoia e incentiva o desenvolvimento econômico de Patos de Minas, como também reforçam a veia empreendedora dos empresários da cidade.

Um outro levantamento que reforça e destaca Patos de Minas não só em Minas Gerais como em todo Brasil, é o ranqueamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro que avalia anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros, Patos de Minas foi considerada a melhor cidade de Minas Gerais para se viver.

O IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal é um estudo que avalia anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros em 3 áreas de atuação: emprego e renda, educação e saúde, e é feito exclusivamente com base em estatísticas públicas oficiais disponibilizadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.  A área de serviços de Patos de Minas é destaque também, com acentuada geração de emprego e renda, além de ser polo regional na saúde de alta qualidade e na área educacional, com inúmeras faculdades, que atraem milhares estudantes de todo Brasil.

O prefeito Falcão tem conseguido importante apoio do Governo Zema e certamente com a eleição da Deputada Lud Falcão, conseguiremos ainda mais recursos para nossa cidade.  Em relação à Brasília, a administração pública tem conseguido  algumas verbas oriundas de emendas parlamentares de alguns deputados federais mais próximos, mas cada dia mais fica evidente que pelo nosso porte e principalmente por sermos um polo regional, Patos de Minas precisa ter ser próprio Deputado Federal.

De qualquer maneira, o motivo hoje é de celebração, pois mesmo que algumas áreas precisem de melhorias, temos avançado bastante e com muito orgulho.

PARABÉNS À NOSSA QUERIDA PATOS DE MINAS!

Esse texto é uma produção independente e não representa a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade é integral do titular da coluna.

Compartilhe!

BIOGRAFIA

Bené Romano

Bené Romano

Engenheiro agrônomo, formado pela UFLA - Universidade Federal de Lavras. Atua como consultor em agronegócio, sendo associado ao Escritório Araújo Fontes. Apresenta, de segunda a sexta-feira, o quadro "Agro em Foco" no Jornal da Manhã da Jovem Pan Patos.

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

LEIA TAMBÉM!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.