A responsabilidade civil de quem comete negligência médica

As vítimas, devidamente instruídas pelo seu advogado, podem requerer o pagamento de indenização a título de danos morais, danos materiais e danos estéticos. 

Compartilhe!

Por: Roberta Silva Mendonça Mundim

O presente artigo versará sobre a responsabilidade civil que pode recair sobre aquele que vier a praticar alguma negligência médica.

Entende-se como negligência médica o ato de não seguir os padrões de cuidado aceitos, causando danos ao paciente, devido a negligência, imprudência ou descuido por parte dos profissionais. Em contrapartida, quando se trata de responsabilidade civil, entende-se que esta refere-se à obrigação de indivíduos e/ou entidades de compensar terceiros pelos danos ou prejuízos sofridos, os quais foram causados por uma ação ou omissão.

Quando se fala de negligência médica, é importante ressaltar que não é necessário que o profissional da área da saúde (médico, enfermeiro, técnico, dentre outros) tenha agido com a intenção de cometer o referido delito, bastando que este tenha negligenciado de forma a causar danos ao paciente.

Os danos mencionados podem incluir danos físicos, danos mentais, danos materiais e até mesmo danos morais, estando todos estes ligados à negligência médica. Para se calcular a responsabilidade civil, é necessária a determinação do grau de responsabilidade do profissional que veio a causar o erro médico.

Quando se trata da responsabilidade dos médicos perante seus pacientes, pode-se mencionar três elementos, quais sejam: a obrigação de fornecer cuidados médicos adequados e com profissionalismo aos seus pacientes; a exigência de que ele forneça informações adequadas e completas sobre seus problemas de saúde, incluindo riscos e benefícios do tratamento; o dever de oferecer aos pacientes o tratamento adequado e apropriado. Todos esses serviços devem ser fornecidos de maneira segura.

Com isso, caso um desses elementos sejam violados, surge a responsabilidade civil prevista no Código Civil brasileiro, onde é necessário a contratação de um advogado para que os mencionados direitos sejam assegurados.

Diante da negligência médica, as vítimas, devidamente instruídas pelo seu advogado, podem requerer o pagamento de indenização a título de danos morais, danos materiais e danos estéticos.


Roberta Silva Mendonça MundimEscrito por Roberta Silva Mendonça Mundim

Esse texto é uma produção independente e não representa a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade é integral do titular da coluna.

Compartilhe!

Comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

Biografia

Thiago Alves

Thiago Alves

Thiago Alves é o CEO proprietário do Escritório Thiago Alves Advogados, atuante na comarca a mais de 10 anos, buscando sempre entregar soluções jurídicas de forma estratégica, customizada e eficiente, localizado na Av Mal. Deodoro, 384 - Sobradinho, Patos de Minas - MG.

LEIA TAMBÉM!

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.