Vereador mais votado em Patos de Minas corre o risco de perder o mandato

João Marra trocou de partido e TSE determina que janela partidária é apenas para políticos no final do mandato.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
João Marra - Entrelinhas
Vereador João Marra, em entrevista ao Programa Entrelinhas em janeiro de 2021
Foto: Arquivo (Patos Notícias)

O cenário político patense apresenta uma nova movimentação, o vereador João Mara corre risco de perder o mandato de vereador, mesmo após ter sido o parlamentar mais votado nas últimas eleições. O empresário atuante no terceiro setor patense, foi eleito pelo PATRIOTA, porém recentemente durante a janela eleitoral o parlamentar mudou para o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), segundo informações a mudança teria ocorrido com o objetivo de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas próximas eleições.

Porém de acordo com a Reforma Eleitoral de 2015, o mandato pertence ao partido e não ao político que foi eleito. Desta forma a “janela partidária”, permite que em um prazo de 30 dias os parlamentares possam mudar de legenda sem correr risco de perder o cargo atual. O que chama atenção neste cenário é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral no ano de 2018 permitindo apenas realizar a mudança de partido, o parlamentar que já estiver no fim de mandato.

No caso em questão, João Marra foi eleito nas eleições municipais de 2020. Segundo a regra do TSE, a janela partidária que terminou no dia 1° de abril só valeria para os políticos eleitos nas eleições gerais de 2018.

Segundo apurado com o diretório do partido Patriota em Patos de Minas, o diretório estadual do partido, localizado em Belo Horizonte pretende requerer a vaga de João Marra no Legislativo de Patos de Minas. Caso o parlamentar realmente perca o mandato, o primeiro suplente do PATRIOTA é o atual secretário de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Patos de Minas, Ivan Rosa.

O Patos Notícias entrou em contato com João Marra e aguarda retorno.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.