Menu Horizontal
Fenamilho 2026
Unimed - 1000x200
POS UNIPAM
Sicoob
Tiggor
CONTA PREMIADA - COPASA - PI 36583
Vera Cruz
Muniz
ALMG - VIOLÊNCIA NÃO É AMOR/GUIA PCDs - PI 067122

Vandalismo ou arte? Descubra o que aconteceu no Edifício Rugendas

Reportagem foi atrás da verdade após vídeo viralizar nas redes sociais.
Cresol 1
Coopatos

Uma intervenção artística realizada no Edifício Rugendas, em Patos de Minas, gerou repercussão nas redes sociais após ser inicialmente interpretada como vandalismo. No entanto, o autor do trabalho e o proprietário do imóvel esclareceram que a ação foi previamente autorizada e faz parte de um projeto cultural que será desenvolvido no local.

O grafiteiro Marcus Vinícius explicou, em entrevista ao Patos Notícias neste sábado (18/04), que o trabalho não se trata de pichação, mas sim de uma ação artística autorizada. Segundo ele, a intervenção foi pensada como uma espécie de “prévia” do que será realizado futuramente no prédio. “Foi um trabalho autorizado pelo proprietário. Não houve invasão. É uma arte e também uma forma de divulgação do nome do edifício, que faz referência ao pintor Rugendas”, destacou.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Lactowal

O artista também comentou sobre a confusão entre grafite e pichação. Ele ressaltou que, embora tenham origens semelhantes, a legalidade está diretamente ligada à autorização do proprietário. “Se houver consentimento, é arte. Sem autorização, se torna vandalismo. As pessoas às vezes criticam sem entender o contexto”, afirmou. Marcus ainda explicou que um pequeno foco de fogo visto no local foi controlado e teve relação com a retirada de uma caixa de abelhas, com acompanhamento do Corpo de Bombeiros.

O projeto, segundo o grafiteiro, vai além da arte visual. A proposta inclui a realização de um evento cultural voltado ao movimento hip-hop, com atividades como grafite, break, DJ e MC. A iniciativa também busca incentivar jovens a se envolverem com a cultura urbana de forma positiva, afastando-os de caminhos ligados à criminalidade.

O proprietário do edifício, Rodolpho Gomes, confirmou que autorizou a intervenção e que o prédio está sendo preparado para sediar o Festival de Graffiti Rugendas. O evento está previsto para ocorrer entre os dias 6 e 17 de junho, reunindo artistas de diversas regiões do Brasil. “Eles me procuraram com o projeto e eu autorizei. Estamos fazendo melhorias no local e, após o período de chuvas, vamos concluir a limpeza da fachada para receber o festival”, explicou.

Rodolpho também esclareceu rumores sobre possíveis riscos estruturais no edifício. Segundo ele, o prédio passou por avaliações técnicas e não apresenta problemas. “Chamei engenheiros, fiz melhorias e o prédio não tem risco. Inclusive, já foi utilizado por empresas e moradores para prestação de serviços”, afirmou.

Com a confirmação das informações, o caso reforça a importância de diferenciar manifestações artísticas autorizadas de atos de vandalismo, além de destacar o potencial cultural de iniciativas que ocupam espaços urbanos de forma criativa e responsável.

PN
FIQUE ATUALIZADO

Siga o Patos Notícias no Instagram ou participe de nosso grupo no WhatsApp. Você vai receber as principais notícias de Patos de Minas e região.

Leva só alguns segundos ✨
Unimed - 728x300
COMENTÁRIOS
Donizete José Batista Facebook

Esse prédio é aquele que fica na Avenida Major Porto? Tem também os edifícios das “Torres Gêmeas” com mais de 30 andares no começo da Avenida Major porto, que está abandonado há vários anos.


Lauren Martins Facebook

Já não basta Belo Horizonte estar parecendo um lixao à céu aberto com esses grafites, agora querem trazer essa merda de cultura pra cá. Bando de comunista vagabundo querendo arruinar nossa bela cidade. Cadê a nova prefeita? Já já vamos acordar com o muro da nossas casas e empresas com essas pichacoes igual nas capitais. Tem que parar esse câncer agora antes que a juventude da cidade ache isso legal e começa a fazer.


Cleio Silva Facebook

SABEMOS QUE ELE FOI PRESO POR VANDALISMO, MAS UMA ARTE DESSE CALIBRE NÃO É PRA QUALQUER UM, TERIA QUE SER PRESERVADA, PARECE ATÉ QUE FOI ENCOMENDA. C PARABÉNS PRA ELE


Cesar Magalhães Facebook

Essas leis no Brasil é tudo trapalhadas , q o cara não pagou, está com dívidas na receita,, vai leilão, e pronto, agora juiz ficar segurando isso, por muito tempo,, passar p/ frente.


Karina Oliveira Facebook

Bem que ele podia ter feito um desenho bacana , mas vai la escreve com estas letras ridículas e ninguém sabe o que singnifica esta palavra,,,,nota 000000,,artista mesmo ,,encanta geral!!!!!


Paulo Marcks Marcks Facebook

Fico aqui pensando o porque os donos desse edifício não transforma ele em moradias para pessoas de baixa renda ?
E a pergunta que não quer calar :
O que leva um cidadão gastar quase 50 reais com uma tinta spray ,arriscar sua vida ,subir nesse prédio que pode causar um acidente ,para fazer um vandalismo de desenhos que não dizem absolutamente nada ,e que é mais vandalismo do que arte , invasão de prédio privado ,e o que ele ganhou com isso ?
Perca de tempo .
Trabalhar o cara não quer .
Mas fazer o que não deve é com ele mesmo .
Paris de Minas e suas celebridades.
Paris de Minas tem cada morador que só Jesus na causa .


Elcio Ferreira de Melo Facebook

Há mais de 500 anos atrás o povo entendia de arte mais que o povo de hoje. Pela pergunta da para provar isso. Vandalismo ou arte?


Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelo conteúdo é integralmente do autor do comentário.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

AVISO DE ERRO

AdBlock detectado

Percebemos um bloqueador de anúncios ativo. Os anúncios ajudam no financiamento do jornalismo profissional. Por favor, desative para continuar apoiando o nosso trabalho.