UFU vai ampliar a testagem no Campus Patos de Minas

Aparelho doado pelo Consep e MPF vai aumentar a capacidade de testes diários de COVID-19.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O laboratório do Campus de Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia – UFU recebeu na tarde de quinta-feira (15/04) um novo aparelho que vai ampliar a testagem diária de COVID-19. O termociclador molecular em tempo real foi adquirido pelo Conselho de Segurança Pública – CONSEP em parceria com o Ministério Público Federal – MPF.

O presidente do CONSEP, Flausio Olivieri, acompanhado do vice-presidente, sargento Geraldo Magela, realizaram a entrega do aparelho avaliado em cerca de 160 mil reais e a assinatura do Termo de Doação. Flausio ressaltou a parceria com a procuradora do MPF, Polyana Washington de Paiva Jeha, que acolheu o projeto e autorizou a verba para aquisição do aparelho.

O professor do curso de Biotecnologia e coordenador do laboratório da UFU – Patos de Minas, Guilherme Freitas, ressaltou que o aparelho é utilizado no diagnóstico molecular da COVID-19. Ele ressaltou que o laboratório já tinha um aparelho semelhante que era utilizado desde agosto/2020. “Este único aparelho limita a quantidade de testes que conseguimos fazer por dia. Ele é um aparelho antigo e que também é utilizado no curso de graduação, na pesquisa e na pós-graduação”, explicou.

Guilherme ainda explicou que o novo aparelho será de uso exclusivo para o diagnóstico da COVID-19 e que no futuro será utilizado também no diagnóstico de outras doenças como por exemplo a dengue, a chikungunya e a zika. O resultado pode ser dado em até 24 horas depois da UFU receber as amostras, que são coletadas no Hospital de Campanha e na Unidade de Pronto-Atendimento – UPA. “Hoje nós conseguimos fazer (…) entre 50 e 60 amostras diárias. Com este novo aparelho, a gente consegue ampliar para até 80 amostras diárias”, ressaltou.

Atualmente a Prefeitura de Patos de Minas também encaminha testes para o Campus de Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa – UFV e também para outros laboratórios. Guilherme espera que essa ampliação possa suprir toda a demanda de testes em Patos de Minas.

 

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Para denunciar um comentário ofensivo clique na bandeira vermelha.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.