UFU está entre as melhores do mundo

Universidade é uma das 52 instituições brasileiras classificadas no THE World University Rankings 2021.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre as principais instituições de ensino superior do mundo. Este é o indicativo apresentado no THE World University Rankings 2021, publicado pela Times Higher Education nesta quarta-feira, 02/09. O estudo lista as 1.527 melhores academias de ensino superior, entre elas 52 brasileiras.

A posição da UFU no Ranking Mundial (1001+) reafirma o bom desempenho da universidade entre as instituições de ensino superior situadas na América Latina, quando obteve a 55ª colocação.

- Continua depois da publicidade -

Desempenho das instituições brasileiras

A maioria absoluta das 52 instituições brasileiras listadas no ranking são da rede pública. São 47 universidades públicas (35 federais e 12 estaduais) e cinco instituições privadas.

Entre as universidades brasileiras, o melhor desempenho foi da Universidade de São Paulo (USP), que ficou entre as 250 melhores. A Universidade de Campinas (Unicamp) obteve posição entre as 500 melhores instituições.

Seis instituições brasileiras foram classificadas entre 601ª a 800ª posição – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Universidade Federal de Sergipe (UFS); e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A representatividade brasileira para a faixa de 801ª a 1000ª posição foi de cinco instituições. Já 39 instituições de ensino superior brasileiras figuram na classificação 1001+, incluindo a UFU.

Ranking Mundial

O THE World University Rankings avalia o ambiente de aprendizagem, o volume de pesquisa, a reputação da instituição, as citações, a capacidade de transformar o conhecimento em recursos para a sociedade e a internacionalização.

A melhor universidade do mundo segundo o THE World University Rankings, pelo quinto ano consecutivo, é a Universidade de Oxford, do Reino Unido. As universidades norte-americanas de Stanford e Harvard, respectivamente, completam a lista das três melhores instituições de ensino superior.

Entre as 93 nações com instituições listadas no ranking, os Estados Unidos é o país com mais representantes, 182. Japão (116), Reino Unido (100), China (92), Índia (63) e Brasil (52) completam a lista dos seis países com maior representação.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -