Suposta xenofobia: vereadores arquivam denúncia contra José Luiz

A denúncia foi apresentada após o vereador compartilhar uma imagem que sugere a construção de um muro separando as regiões norte e nordeste do restante do Brasil.

Compartilhe!

Xenofobia - Patos de Minas - Vereador 2
Foto: Igor Nunes (Patos Notícias)

A Câmara Municipal de Patos de Minas foi cenário de mais uma polêmica. Desta vez, uma denúncia de xenofobia (discriminação contra o povo nordestino). A denúncia foi apresentada após o vereador José Luiz (Podemos) compartilhar uma imagem que sugere a construção de um muro separando as regiões norte e nordeste do restante do Brasil. Ele nega que tenha cometido xenofobia e alega sofrer perseguição política.

Na tarde desta quinta-feira (24/08), os vereadores votaram e por 11 votos a 4 decidiram arquivar a denúncia, ou seja, o processo não seguirá e José Luiz continuará com seu mandato.

A favor da denúncia: Daniel Gomes, Itamar André, Cabo Batista, Mauri da JL.

Contra a denúncia: Bartolomeu Ferreira, Prof Beth, Ezequiel Macedo, Ivan Rosa, Carlito, José Eustáquio, Nivaldo Tavares, Vicente de Paula, Vitor Porto, Profº Delei, Wilian de Campos.

Assista ao pronunciamento de José Luiz antes da votação:

A xenofobia, caracterizada pelo ódio e hostilidade dirigidos a indivíduos de outras regiões ou nacionalidades, tem se tornado uma preocupação crescente em meio ao aumento dos fluxos migratórios.

A denúncia contra o vereador José Luiz foi oficialmente apresentada na Câmara de Vereadores em 10 de agosto pelo advogado nordestino José Márcio dos Santos. Segundo o denunciante, ele comentou a postagem de José Luiz, expressando seu desacordo com o teor discriminatório da imagem. Após isso, o vereador teria se dirigido à casa do advogado, o que fez José Márcio se sentir ameaçado.

Na denúncia, José Márcio relata: “[Fui] surpreendido no dia 09/08/2023, por volta das 13:45hs., quando ao chegar [na minha] residência, [percebi] um veículo vindo de ré, na contra-mão de direção, em alta velocidade, havendo constatado após a aproximação do veículo, tratar-se do vereador José Luiz.”

José Luiz teria se aproximado e questionado “O senhor está nervoso Doutor?”. O advogado respondeu que não estava nervoso e reafirmou que não concordava com a postagem sobre o muro.

A esposa do advogado começou a gravar o diálogo e neste instante, segundo a denúncia, José Luiz deixou o local. José Márcio dos Santos argumentou que se sentiu ameaçado e intimidado pela presença do parlamentar, já que este poderia ter entrado em contato por telefone ao invés de ir até a residência dele.

POLÊMICA DO MURO

No início de agosto, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, propôs a formação da Cossud (Consórcio Sul-Sudeste), visando fortalecer os Estados dessas regiões.

A declaração desencadeou reações inflamadas, incluindo manifestações de separatismo nas redes sociais, com discussões sobre a possibilidade de “muros” geográficos e mapas excluindo estados do Norte e Nordeste.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.