
O governador de Minas Gerais, Mateus Simões (PSD), defendeu a privatização do trecho da BR-365 entre Patrocínio e Patos de Minas e fez críticas ao Governo Federal durante agenda em Patos de Minas, na manhã deste sábado (09/05). A declaração foi feita durante visita à MGC-354, onde o chefe do Executivo estadual acompanhou a entrega de obras na rodovia.
Simões afirmou que o Governo de Minas conseguiu viabilizar a duplicação no trecho entre Patrocínio e Uberlândia e disse que a concessionária já está com máquinas trabalhando na pista. Segundo ele, o principal entrave na região continua sendo o trecho entre Patrocínio e Patos de Minas, por se tratar de uma rodovia federal.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O governador lembrou que tentou, no início deste ano, estadualizar o trecho para que o Estado pudesse conduzir a duplicação. O Governo do Estado chegou a abrir um edital para privatizar o trecho da BR-365 entre Patrocínio e Patos de Minas, mas o processo foi suspenso depois de protestos e manifestações contrárias à medida.
Durante a entrevista, Simões classificou a resistência ao projeto como “politicagem regional” e afirmou que houve até piquete para impedir que a estadualização acontecesse. Ele também relacionou a demora na obra ao risco de acidentes na rodovia.
“Rodovia mata gente. Eu perdi meus pais num acidente aqui na região e acho um absurdo tentar fazer trampolim eleitoral impedindo que a gente faça duplicação”, declarou.
O Governo Federal alega que tem interesse em duplicar o trecho entre Patos de Minas e Patrocínio, sem a necesidade de privatização, mas alega que há pendência no licenciamento ambietal, que é de responsabilidade do Estado.
Questionado, Simões subiu o tom contra o Governo Federal. Segundo ele, não houve pedido devidamente preenchido no sistema para a licença necessária ao andamento da obra.
“É mentira absoluta do Governo Federal. Eles não têm dinheiro para fazer absolutamente nada. Ficam mentindo. Nunca fizeram o pedido da licença. Entraram no sistema e nunca preencheram o pedido”, afirmou.
Simões também criticou representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), prefeitos e deputados que, segundo ele, estariam atribuindo a paralisação da obra à falta de licença ambiental. O governador chamou de “mentirosos” os agentes públicos que sustentam essa versão e disse que a responsabilidade pelo atraso deve ser discutida com seriedade.
O governador afirmou ainda que a entrega da obra na MGC-354 demonstra a capacidade do Estado de executar intervenções quando tem autorização para trabalhar. Segundo ele, a promessa feita há cerca de um ano foi cumprida com a entrega da rodovia.
“Quando me deixam trabalhar, eu entrego obra. Eu vim aqui há um ano e disse: fiquem tranquilos que a obra vai ser feita. Voltei menos de um ano depois e a obra está entregue”, disse.
















Ele e o Zema são ótimos pra privatizar… O trecho de patrocínio e Uberlândia q cobra pedagio de 14,00 não duplicou nada, não fez nenhuma 3 faixa e pra ficar melhor vive cheio de buracos. Esses dois não fizeram nada por Minas e ficam se fazendo de vítima. Nenhum deles de elegem pra mais nada em MG
O governo federal vai mais uma vez prometer, ganhar os votos e dar uma banana. Do jeito que faz há décadas. Só trouxa acredita em promessa do PT. Por que nunca fizeram? Deram o trecho pro estado e agora retomaram no ano da eleição.
Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelo conteúdo é integralmente do autor do comentário.