Secretaria de Saúde realiza várias ações no combate ao Aedes Aegypti em Patos de Minas

Os agentes abordaram moradores, estudantes e fizeram vários mutirões de recolhimento de materiais que podem acumular água em bairros e escola da cidade.

Compartilhe!

Foto: Divulgação

Com a campanha de conscientização “Patos de Minas Unida Contra o Mosquito”, a Secretaria Municipal De Saúde (SMS), através do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) realizou, na quarta e quinta-feira (25 e 26), várias ações educativas e mutirão de recolhimento de materiais acumulativos de água pela cidade.

Na quarta-feira (25), os agentes abordaram moradores dos bairros Rosário e Lagoinha, entregando panfletos educativos e explicando sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti
e de destinar adequadamente o lixo doméstico. No bairro Alto Marabá, os agentes fizeram mutirão de recolhimento de materiais acumulativos de água, retirando uma grande quantidade de garrafas PET, plásticos, latas, e pneus que haviam sido descartados de forma inadequada nos terrenos baldios do bairro. Os materiais recolhidos foram armazenados em sacos de lixo para recolhimento e os pneus foram encaminhados ao Ecoponto.

Ainda na quarta-feira (25), os agentes promoveram uma palestra educativa para os alunos da Escola Estadual Doutor Paulo Borges, com o objetivo de mobilizar os estudantes sobre a importância de colaborarem no combate ao mosquito Aedes aegypti. Os agentes fizeram uma apresentação explicando sobre o ciclo evolutivo do mosquito, as doenças transmitidas por ele e as formas de prevenção no dia a dia, além de entregarem panfletos educativos com explicações e dicas da prevenção contra o mosquito.

Na quinta-feira (26), os agentes do Programa de Combate à Dengue recolheram vários materiais que podem acumular água e servir de criadouro nos terrenos baldios do Bairro Guanabara. Lixo doméstico, sacolas plásticas, garrafas PET, latas, e alguns pneus foram recolhidos e acondicionados em sacos de lixo para recolhimento e os pneus foram encaminhados ao Ecoponto para a destinação adequada.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Daniele Cristina Nunes, a colaboração e conscientização da população é fundamental para a eliminação dos criadouros e no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

A campanha começou no início deste mês com o objetivo de alertar toda a população que no período das chuvas, os lugares de acúmulo de água e as chances do mosquito se reproduzir aumentam e, cada cidadão pode colaborar para, assim, evitar uma epidemia.

Fonte: Prefeitura de Patos de Minas

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.