Secretaria de Saúde implanta Sistematização da Assistência de Enfermagem na UPA

Profissionais da unidade recebem capacitação este mês para que a metodologia possa ser implementada nos atendimentos realizados. Também estão ocorrendo treinamentos de aspiração e fisioterapia e para exame de eletrocardiograma.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Com o objetivo de otimizar o serviço prestado pelos profissionais de enfermagem da UPA, a Secretaria Municipal de Saúde vai implantar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na unidade. Para viabilizar a implementação dessa metodologia, 18 enfermeiros da instituição participaram, no último dia 7, da primeira etapa de treinamento. A responsável técnica pela equipe de enfermagem da UPA, Marilene Rivany Nunes, e os enfermeiros Elcimar dos Reis Caixeta, Lorrane Laisla de Oliveira Souza e Adriana Cristina Santana ministraram a capacitação, que tem continuidade no dia 29 deste mês.

Segundo Marilene Nunes, “a organização da assistência e a gerência do cuidado são muito importantes para garantir que o atendimento seja mais eficiente. A SAE, nesse contexto, é a ferramenta que fornecerá subsídios para que o serviço de saúde prestado à população ganhe em qualidade”. A enfermeira também informou que os treinamentos têm enfoque teórico e prático e que, no total, 20 profissionais serão capacitados.

O que é a SAE – Metodologia que organiza a prestação de assistência de enfermagem aos pacientes, a SAE tem o objetivo de garantir precisão e qualidade no atendimento. Por meio dela, é feito planejamento do trabalho da equipe e dos instrumentos a serem utilizados conforme cada procedimento que será realizado. A ferramenta funciona em cinco etapas: entrevista, exame físico, diagnóstico de enfermagem, implementação e avaliação. Essas fases, relacionadas entre si e interdependentes, auxiliam o profissional a analisar informações sobre o paciente para a tomada de decisão sobre o procedimento clínico assistencial a ser utilizado.

Formação continuada – Além de preparação para implantar a SAE, os profissionais da UPA passam por treinamentos para ECG (eletrocardiograma) e de aspiração e fisioterapia. Todos os 110 colaboradores da unidade, entre eles auxiliares, técnicos e enfermeiros, estão participando do aprimoramento que acontece com a parceria do curso de Enfermagem do Unipam. “As atividades foram organizadas em datas e horários diversos para atender a todos os nossos colaboradores”, informou Marilene Nunes, acrescentado: “Nossa meta é treinar 100% dos profissionais.”

Quanto ao treinamento de aspiração e fisioterapia, aconteceram capacitações na última quinta-feira (12), de manhã, à tarde e à noite. Ainda serão realizados treinamentos em mais duas datas: 18 e 22 de novembro. Júlia de Fátima Martins Pereira, Marcela Pereira Marinho Silva e Vinícius Biulchi dos Santos, fisioterapeutas da UPA, estão ministrando o curso aos demais profissionais da unidade.

Para a responsável técnica pela equipe de enfermagem, “o treinamento possibilita a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências que visam melhorar o processo de cuidado integral e humanizado dos usuários da Unidade de Pronto Atendimento. Além disso, propicia segurança aos profissionais da UPA na realização dos procedimentos.” Marilene ainda ressaltou o apoio da Diretoria de Atenção Básica, sob coordenação de Raquel Lopes, para que os treinamentos pudessem acontecer.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS