Secretária confirma que responsável pelo estudo do trânsito rompeu o contrato

A informação foi repassada por Ana Paula Morais durante reunião na Câmara de Vereadores. Uma nova empresa será contratada para dar andamento no estudo.

Compartilhe!

Secretária confirma que responsável pelo estudo do trânsito rompeu o contrato
Foto: Divulgação

Em atendimento à solicitação de alguns vereadores e de demandas apresentadas pela população, a Comissão de Urbanismo, Transporte e Trânsito – CUTT da Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu uma Reunião Especial na tarde desta segunda-feira (31/07) para discutir, com representantes do Executivo Municipal, diversas questões relacionadas ao trânsito do Município. Um grande volume de reclamações sobre o trânsito local tem chegado aos gabinetes dos vereadores, que enviam as queixas da população à prefeitura e solicitam diariamente providências por parte dos responsáveis.

A CUTT é composta pelos membros efetivos, vereadores Vicente de Paula Sousa (presidente), João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Wanderlei Rodrigues Resende – Prof. Delei, e suplentes Nivaldo Tavares e Mauri da JL. Também participaram do encontro os vereadores Ivan Rosa, José Eustáquio, Professor Daniel, Professora Beth, Ezequiel Macedo, Itamar André, Vitor Porto e Wilian de Campos. A intenção dos parlamentares é sanar dúvidas relacionadas à efetivação do Plano de Ação Imediata no Trânsito e Transporte (PAITT) e a outros problemas de trânsito no Município.

Representaram o Executivo Municipal a secretária municipal de Trânsito, Transporte e Meio Ambiente, Ana Paula Morais; o secretário municipal de Governo, Emerson Rocha de Azevedo; e a secretária municipal de Administração, Ana Paula Vasconcelos.

Após questionamentos dos parlamentares, a secretária de Trânsito explicou que ela assumiu a pasta há 7 meses e, por isso, alguns processos ainda estão em fase de reestruturação. Ao ser indagada pelos vereadores sobre os serviços prestados pela empresa contratada para desenvolver o Plano de Ação Imediata no Trânsito e Transportes – PAITT em Patos de Minas, a secretária explicou que a Prefeitura realizou a “rescisão contratual com a empresa, de maneira amigável”, devido à impossibilidade da prestação do serviço de uma forma mais ampla e global, de acordo com os anseios da atual Administração Municipal.

Ana Paula esclareceu que a empresa anteriormente licitada havia realizado um estudo sobre o trânsito de Patos de Minas, avaliando as mais diversas situações que envolvem a mobilidade urbana no Município. Conforme a secretária, a empresa encerrou os trabalhos na fase de diagnóstico, tendo recebido o valor de cerca de R$ 169 mil pelos estudos, consulta pública e diagnóstico realizados.

Entretanto, a secretária esclareceu que o rompimento contratual não trará prejuízos ao poder público e à população. “Todos os dados coletados e o diagnóstico já realizados serão aproveitados pela nova empresa que já está em processo de contratação”, justificou. Além disso, Ana Paula reforçou que a contratação da nova empresa possibilitará um olhar mais abrangente do trânsito de Patos de Minas e apresentará soluções efetivas para as questões coletadas”. Segundo ela, ainda não há previsão para o começo dos trabalhos da nova empresa, mas Ana Paula garantiu que a secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade está trabalhando e acompanhando para que inicie o mais breve possível.

Na oportunidade, os vereadores também questionaram sobre outras demandas que envolvem o assunto. Uma delas é a “grande quantidade de multas” aplicadas pelo Município, que muitos cidadãos relatam ser “improcedentes”. Todavia, a secretária disse que todas as autuações são feitas por agentes capacitados, pela polícia militar e por meio de radares, explicando que todas as multas podem ser recorridas em 3 instâncias, sendo 2(duas) na Prefeitura e 1(uma) no Estado. “Todos os recursos são analisados no mérito e com base em provas. Ao nosso ver, a quantidade de multas é reflexo dos comportamentos da população”, pontuou Ana Paula.

Um outro problema levantado pelos parlamentares foi a questão do estacionamento rotativo. Segundo os vereadores, a população tem reclamado da falta de informações sobre as formas de pagamento e da precariedade de funcionamento do aplicativo. Por sua vez, a secretária informou que “a empresa responsável pelo serviço já foi notificada e, assim, comprometeu-se em apresentar uma nova plataforma, com meios simples e objetivos de efetivar essas cobranças, de modo que a população seja amplamente atendida”, esclareceu.

Vários outros assuntos também foram discutidos durante a reunião, tais como o aumento do número de acidentes na cidade e as providências para a redução dessa taxa; alterações no trânsito para facilitar fluxos e evitar acidentes; necessidade de sincronização de semáforos; instalação de faixas elevadas próximas às escolas; trocas de placas de sinalização e renovação de pinturas; melhorias dos pontos de ônibus e dos fluxos; realização mais constante de ações de conscientização no trânsito, entre outras.

Na ocasião, Ana Paula afirmou que a secretaria de Trânsito conta com um número reduzido de agentes e demais integrantes da parte operacional e administrativa, diante da grande demanda da pasta. Contudo, esclareceu que os problemas pontuais que possuem justificativa técnica são resolvidos de acordo com a prioridade, já as questões mais complexas de trânsito serão analisadas de forma ampliada e integrada “Com o diagnóstico já realizado, entraremos na fase de soluções. Haverá um trabalho conjunto entre a empresa contratada e todas as secretarias envolvidas, para que a cidade, de fato, seja atendida”, evidenciou a secretária de Trânsito.

Para o presidente da CUTT, vereador Vicente de Paula, é importante manter esse contato direto com representantes do Executivo Municipal a fim de esclarecer as demandas da população e dirimir os problemas no trânsito. Conforme esclareceu Vicente, “assim que a nova empresa for contratada, ela dará continuidade ao PAITT, devendo apontar soluções efetivas para a resolução dos problemas do trânsito de Patos de Minas, a curto, médio e longo prazo”.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.