Receptores de TV pirata são transformados em computadores e serão usados em escolas de Patos de Minas

Os municípios de Frutal, Rio Paranaíba e Uberaba também serão beneficiados.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
receita_federal_-_tv_box_1
Aparelhos foram apreendidos pela Receita Federal e posteriormente encaminhados para universidades parceiras, onde foi feita a instalação de um novo sistema operacional.
Foto: Divulgação (Receita Federal)

A Receita Federal, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – campus Frutal), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Federal de Viçosa (UFV – campus Rio Paranaíba), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) realizam a entrega de 400 minicomputadores para as prefeituras de Frutal, Patos de Minas, Rio Paranaíba e Uberaba utilizarem em atividades de educação.

Os equipamentos eram originalmente aparelhos de TV Box irregulares que foram apreendidos pela Receita Federal e transformados em minicomputadores pelas instituições de ensino.

Esta ação também acontece em Varginha, Montes Claros, Sorocaba (SP), Palmas (TO) e Goiânia (GO). Em todo o Brasil, serão entregues 3406 minicomputadores.

A solenidade de entrega contará com a participação de representantes da Receita Federal, das instituições de ensino, da Secretaria de Educação e do Gabinete do Prefeito dos respectivos municípios.

Entenda

A Receita Federal apreendeu os aparelhos de TV Box porque eles foram importados de forma irregular e eram adulterados para realizar a pirataria de canais pagos, filmes e outros conteúdos restritos.

Esses equipamentos foram destinados a instituições públicas de ensino superior, que fizeram a transformação dos aparelhos em minicomputadores. O software que dá acesso ilegal aos satélites foi removido e o aparelho, bloqueado para que não possa mais ser utilizado para essa finalidade. Em seguida, o equipamento foi reconfigurado para funcionar como um minicomputador, com sistema operacional e softwares de educação gratuitos. Após esse processo, os aparelhos passaram pelo ateste da equipe da Receita Federal para assegurar que não possam mais retornar ao mercado como receptores de TV Box.

Histórico

O Projeto Além do Horizonte, de descaracterização de TV Box, surgiu em Minas Gerais a partir de outras parcerias entre a Receita Federal e as instituições de ensino UFU, UFLA e IFSuldeMinas para destinação sustentável de mercadorias apreendidas. A primeira ação foi realizada em dezembro do ano passado, quando foram destinados 745 minicomputadores a escolas públicas de oito municípios mineiros.

Benefícios

A Receita Federal apreende anualmente milhares de receptores de TV Box. Para se ter uma ideia, em 2021, a Alfândega da Receita Federal em Santos apreendeu 204.570 unidades desses equipamentos.

Os receptores de TV Box adulterados concorrem de forma desleal com os aparelhos regulares e devidamente homologados. Os infratores cometem crime de violação aos direitos materiais e contra a propriedade imaterial. Além de contrabando ao tentarem introduzir esse tipo de mercadoria no Brasil. Os aparelhos ilegais também podem permitir a invasão das redes domésticas, o roubo de dados pessoais, e gerar interferência em redes celulares e no tráfego aéreo.

A transformação dos TV Box em minicomputadores possibilita a destinação sustentável desses equipamentos, que são revertidos em benefício da sociedade, auxiliando na aprendizagem de alunos da rede pública. O processo de descaracterização também é um aprendizado para os estudantes das instituições de ensino superior que convertem os aparelhos, incentivando a pesquisa e a extensão.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

1 Comentário
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Pirilampo da Silva
16/05/2022 17:39

Pô! Como vamos ver os Premier, FoxSports e Telecines agora? Essa “caixinha!” não vale nada sem isso…

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.