Projetos realizados nas USF de Patos fazem parte de mostra científica

Os trabalhos são desenvolvidos pelos alunos de Medicina do Unipam e contam com a supervisão e o auxílio de docentes da instituição e de profissionais das unidades de saúde da família
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O curso de Medicina do Unipam, em parceria com a Secretaria de Saúde de Patos de Minas, desenvolveu, durante o segundo semestre de 2020, o Projeto de Saúde no Território (PST). A iniciativa faz parte das atividades acadêmicas da instituição e conta com o apoio dos profissionais da Atenção Básica. Os resultados dos 54 projetos conduzidos pelos estudantes no segundo semestre de 2020 estão sendo apresentados desde o dia 18 de novembro na V Mostra Científica do Inesc, do Unipam. O evento deste ano, que ocorre em formato on-line, encerra-se nesta segunda-feira (7).

A Mostra Científica do Inesc acontece desde 2016 e tem o objetivo de proporcionar espaço interdisciplinar para divulgação e aprimoramento dos trabalhos de pesquisa dos estudantes de Medicina. No evento destacam-se os PSTs, concluídos ou em processo, desenvolvidos por alunos do segundo, quarto, sexto e oitavo período e por professores do componente curricular Integração Ensino, Serviço e Comunidade (Inesc) e acompanhados por profissionais das USF. O projeto faz parte da estratégia utilizada pelas equipes de saúde da família (ESF) que visa à prevenção de doenças, promovendo a saúde e reduzindo danos à comunidade.

O PST vem sendo desenvolvido nas comunidades que são referência para atuação de 14 USF há seis anos e aborda temas diversos, como: orientação a gestantes; acompanhamento de mulheres com depressão pós-parto; avaliação do estado nutricional de crianças; sinais e sintomas da síndrome metabólica; sexualidade no climatério; controle do estado vacinal de idosos; doenças em saúde mental da população, como depressão, ansiedade e transtorno de personalidade; territorialização da área de abrangência da ESF; caracterização da população e de seus processos de saúde e doença; criação de aplicativos para melhorar o acesso da população aos serviços da USF e de aplicativos para acompanhamento da pressão arterial e diabetes mellitus; avaliação de impacto da Covid-19 nos profissionais da ESF.

As atividades incluem também o desenvolvimento de oficinas educativas com a comunidade e a criação de fôlderes, infográficos, cartilhas explicativas, páginas no Facebook e Instagram envolvendo diversos assuntos relacionados à saúde. De acordo com a professora do Inesc, Marilene Rivany Nunes, o PST é uma iniciativa valiosa tanto para os alunos quanto para a comunidade. “Para mim é uma satisfação poder fazer parte da construção desse projeto que proporciona muito aprendizado aos acadêmicos e ações de cuidado à população patense”, afirma, acrescentando: “Os trabalhos são desenvolvidos com muito compromisso e dedicação, por isso sinto-me bastante realizada ao ver a construção de projetos cujo principal objetivo é cuidar das pessoas”.

Para a docente, o sucesso do PST deve-se ao esforço conjunto dos profissionais do Unipam – apoiados pela Coordenação do curso de Medicina e do Inesc – e dos médicos preceptores das USF. Ela conclui, dizendo: “Contamos também com a parceria da Secretaria de Saúde de Patos de Minas, representada pela Diretoria de Atenção Básica, que sempre nos recebeu de portas abertas e ofereceu suporte necessário a todas as ações desenvolvidas”.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.