Prefeitura de Patos de Minas lança Espaço Virtual de Aprendizagem

Plataforma junta-se ao Portal Educação para oferecer novas possibilidades em tempos de pandemia.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
EVA (Espaço Virtual de Apreendizagem) - Patos de Minas
Foto: Divulgação

Com a suspensão das aulas presenciais, a tecnologia tornou-se valioso recurso didático para professores e alunos. Nesse sentido, dentre as medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Educação para possibilitar a continuidade do processo de aprendizagem dos estudantes, foi lançado o Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). A plataforma é a mais nova ferramenta desenvolvida pela pasta, em parceria com as diretorias de Comunicação Social e de Tecnologia da Informação da prefeitura, e possibilita aos docentes condições de disponibilizar atividades pedagógicas e interagir com os alunos.

A apresentação do EVA foi realizada nesta quinta-feira (23), por meio de live conduzida pelo professor Messias Soares e acompanhada por cerca de 500 profissionais da rede municipal de ensino. Destacou-se, durante a transmissão, a importância da plataforma assim como suas principais funcionalidades. Os profissionais também tiveram oportunidade de conhecer a forma de acesso e as possibilidades de uso do espaço digital.

- Continua depois da publicidade -

Segundo a secretária de Educação de Patos de Minas, Fabiana Ferreira, o EVA é mais um recurso que oferece acesso facilitado para professores e alunos. “Nosso objetivo é manter os estudantes conectados à escola, interagindo com os professores e com condições de dar continuidade às atividades pedagógicas e alcançar aprendizado significativo. A plataforma é um novo recurso do qual lançamos mão para viabilizar a aprendizagem escolar durante a suspensão das aulas presenciais”, afirmou.

A professora Jéssica Jane Mota Roque, que trabalha na Escola Municipal Professora Marluce Martins de Oliveira Scher, aprovou a novidade. Segundo ela, o EVA auxiliará bastante os educadores, não somente neste momento de pandemia. “Devido à sua completude, esse ambiente virtual nos será muito útil como ferramenta complementar também nas atividades presenciais”, disse a profissional. “A educação de Patos de Minas outra vez reinventa-se para tornar mais significativas as práticas pedagógicas realizadas por seus docentes”, ressaltou.

Com o lançamento do EVA, o Portal Educação une-se a essa plataforma em um único endereço (educacao.patosdeminas.mg.gov.br). Vale ressaltar que o portal, lançado em abril, é um espaço aberto, sem restrição de usuários. O EVA, por sua vez, é uma ferramenta criada para atender especificamente profissionais e alunos vinculados à Secretaria Municipal de Educação. Seu acesso, portanto, é restrito a esses usuários.

O Espaço Virtual de Aprendizagem – Construído com base na plataforma Moodle, ferramenta utilizada por diversas universidades e instituições de ensino do mundo todo, o EVA é um sistema que permite oferecer cursos totalmente desenvolvidos em ambiente virtual.

Completamente estruturado, nele já estão cadastrados os mais de seis mil alunos da rede municipal, matriculados da pré-escola ao nono ano do ensino fundamental, e aproximadamente 450 profissionais. A plataforma, acessível também em Libras, está organizada conforme a estrutura de cada escola e já tem disponibilizados os dois primeiros cadernos de atividades (distribuídos em formato impresso nos meses de maio e junho).

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -