Prefeitura anuncia reabertura do Teatro Leão de Formosa e Museu de Patos de Minas

Alvará de funcionamento provisório foi emitido nesta sexta-feira (13) pela Secretaria de Planejamento, após concluída a execução do sistema de prevenção a incêndio.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Casa de Olegário Maciel, onde funciona o Museu de Patos de Minas, e o Teatro Municipal Leão de Formosa já estão autorizados a funcionar, após emissão, por parte da Secretaria Municipal de Planejamento, do Alvará de Funcionamento Provisório nº 5710/2020. Segundo aponta o laudo técnico do engenheiro responsável, Ícaro Gonçalves Pereira, os “sistemas de prevenção a incêndio estão todos executados conforme previsto no projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros, aguardando solicitação de vistoria”.

Dessa forma, a reabertura de ambos os espaços culturais, situados na Avenida Getúlio Vargas, já está oficialmente autorizada pelo município, dependendo apenas de protocolo exclusivo a ser elaborado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19. O documento regulamentará a retomada das atividades culturais com a presença de público em espaços como museus e teatros. A utilização do palco do Teatro Municipal para gravações e filmagens de lives, sem a presença de plateia, já está permitida.

As obras voltadas para atender o projeto de incêndio e pânico totalizaram um investimento de mais de R$ 250 mil, recurso esse proveniente do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural. Além do valor investido, foram adquiridos diversos itens visando atender necessidades técnicas das áreas de sonorização e iluminação do Teatro Leão de Formosa, tais como: 100 unidades de lâmpada halógena 1000w; 40 unidades de lâmpada par 64; um projetor multimídia; duas unidades de cabo HDMI 60 m; duas unidades de cabo VGA 60 m; uma mesa de iluminação; uma unidade de máquina de fumaça; 20 unidades de fluido para máquina de fumaça; 500 m de cabo PP, entre outros.

Reparos nos telhados da Casa de Olegário Maciel e do Teatro Municipal também foram executados nas últimas semanas, bem como a pintura externa e interna de ambos os imóveis, incluindo a recuperação de pinturas artísticas. Tanto o museu como o teatro são setores pertencentes à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, da Prefeitura de Patos de Minas. A Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural prepara, para breve, a abertura da uma exposição cultural inédita, aguardando apenas a emissão de protocolo para eventos por parte do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS