MENU

Prefeitura decreta fechamento dos bares durante a noite; confira todas as medidas

Horário de funcionamento de shoppings, varejo em geral, academias e clubes também foi alterado. Eventos, em geral, estão proibidos.


👤 Lélis Félix e Igor Nunes
🕓 04/02/2021 - 10:36 (atualizado 04/02 - 17:00)


O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), a Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães, e a médica do pronto-atendimento Covid-19, Sara Tatiana Menezes Rosa, anunciaram na manhã desta quinta-feira (04/02) medidas para conter a proliferação do novo coronavírus. A reunião do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 aconteceu no Gabinete do Prefeito.

As medidas que serão tomadas pelo município são:

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

COMÉRCIO LOJISTA E SALÕES DE BELEZA

SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO

RECREAÇÃO, EVENTOS E CLUBES

SETOR BANCÁRIO

As medidas começam a valer ainda nesta quinta-feira após publicação do decreto oficial, que acontece nas próximas horas. 

Sara salientou que os profissionais de saúde estão no limite físico e mental. Ela disse que antes era possível fazer o tratamentos pacientes em casa, com pacientes estáveis. Agora os pacientes instáveis estão necessitando de tratamento hospitalar e há casos que os médicos estão escolhendo quem vai para os leitos de enfermaria, pois não há vagas. “Chegou o momento que eu tinha quatro vagas na enfermaria e tinha sete pacientes na observação. Isso é muito triste, pois tenho que escolher quem vai subir para enfermaria”, ressaltou.

A médica pede para que as pessoas mantenham o distanciamento, pois o período é crítico. Ela conta que desde dezembro ela tem visto um crescimento alto no atendimento no Centro de Enfrentamento ao COVID-19. Sara  ressalta que o período é muito crítico e que por isso serão tomadas medidas mais restritivas.

O prefeito Luís Eduardo Falcão ressaltou que este não é exclusivo de Patos de Minas, mas da região inteira. Ele disse que hospitais de São Gotardo, Carmo do Paranaíba, Patrocínio e outra cidades estão na mesma situação. “Tanto é verdade que ontem no Hospital Regional, nenhum paciente é de Patos de Minas”, lembrou.

Falcão ressaltou que as medidas estão sendo tomadas de forma conjunta. Ele ressaltou que em Patos de Minas foram aumentados quatro leitos de UTI e foi intensificado a população. “Não temos que concordar com tudo que a prefeitura faz, mas o trabalho tem sido bem feito”, ressaltou.

A secretária municipal de saúde disse que a prefeitura tem aumentado os leitos de UTI e tomado medidas necessárias, mas ressalta que é necessário o apoio da população. Ela ressalta que a situação crítica de hoje é reflexo de 15 dias atrás.

O corregedor do município, Emerson Gontijo, ressaltou que houve um estudo de novos protocolo durante quatro semanas. Ele ressalta que não é possível atender a todas as denúncias e pede apoio da população para colocar fotos e vídeos junto as denúncias.

MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO