Você sabia que grande parte das demandas atendidas na UPA podem ser resolvidas nas unidades de saúde da família? Levantamento relativo ao período de janeiro a novembro de 2023 aponta que, dos 119 mil atendimentos realizados na UPA, 91 mil (ou 76%) tratavam-se de casos pouco urgentes ou sem urgência. Ou seja, pacientes triados como azul e verde na classificação por cores.
É importante entender que a classificação de risco não tem função diagnóstica. A medida tem como objetivo hierarquizar as prioridades de atendimento hospitalar e consequentemente otimizar os recursos disponíveis. Nesse sentido, é preciso ter em mente que a Atenção Primária (Unidade de Saúde da Família – USF, as conhecidas UBS) é capaz de fornecer suporte apropriado para uma série de condições, sobretudo aquelas de natureza crônica.
Ir diretamente a um pronto-socorro pode deixar o paciente esperando tempo desnecessário, pois casos mais graves sempre terão prioridade no atendimento. Queixas como dores de cabeça, dor de garganta, febre de até três dias e quadro inicial de dengue são alguns dos exemplos que são atendidos na unidade de saúde da família em que o usuário é cadastrado.
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Comentários
Bom dia, como seria bom se tivesse medico nos PSF sempre, não adianta ter posto de saude se não tem medicos, a enfermeira não pode consultar, nem prescrever remedios, a maioria das crianças que vão a UPA do Ceu azul poderia ser atendidas nos postos de saude, se as mães tivessem acesso facilitado os medicos, como seria melhor levar no PSF do expor nosso filhos a outras comobidades, quantas vezes leviei na UPA, mas, quando conseguia falar com agente de saude e ela não estava de férias premio 3 vezes no ano, ou, ainda tinha que contar com a sorte… Ler mais...