Postinho ou UPA? Prefeitura divulga cartilha para orientar atendimento

Em 2023, 91 mil (76%) dos atendimentos da UPA tratavam-se de casos pouco urgentes, ou seja, que poderiam ser resolvidos no postinho.

Compartilhe!

Você sabia que grande parte das demandas atendidas na UPA podem ser resolvidas nas unidades de saúde da família? Levantamento relativo ao período de janeiro a novembro de 2023 aponta que, dos 119 mil atendimentos realizados na UPA, 91 mil (ou 76%) tratavam-se de casos pouco urgentes ou sem urgência. Ou seja, pacientes triados como azul e verde na classificação por cores.

É importante entender que a classificação de risco não tem função diagnóstica. A medida tem como objetivo hierarquizar as prioridades de atendimento hospitalar e consequentemente otimizar os recursos disponíveis. Nesse sentido, é preciso ter em mente que a Atenção Primária (Unidade de Saúde da Família – USF, as conhecidas UBS) é capaz de fornecer suporte apropriado para uma série de condições, sobretudo aquelas de natureza crônica.

Ir diretamente a um pronto-socorro pode deixar o paciente esperando tempo desnecessário, pois casos mais graves sempre terão prioridade no atendimento. Queixas como dores de cabeça, dor de garganta, febre de até três dias e quadro inicial de dengue são alguns dos exemplos que são atendidos na unidade de saúde da família em que o usuário é cadastrado.

Veja abaixo mais detalhes:

Compartilhe!

Comentários

1 Comentário
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
GISELLE RODRIGUES
03/01/2024 08:44

Bom dia, como seria bom se tivesse medico nos PSF sempre, não adianta ter posto de saude se não tem medicos, a enfermeira não pode consultar, nem prescrever remedios, a maioria das crianças que vão a UPA do Ceu azul poderia ser atendidas nos postos de saude, se as mães tivessem acesso facilitado os medicos, como seria melhor levar no PSF do expor nosso filhos a outras comobidades, quantas vezes leviei na UPA, mas, quando conseguia falar com agente de saude e ela não estava de férias premio 3 vezes no ano, ou, ainda tinha que contar com a sorte… Ler mais...

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.