Direto ao Direito

O golpe do "nude" nas redes sociais; saiba como se prevenir

Inúmeros usuários de redes sociais relatam ter sido vítimas de golpes desta natureza. A informação é uma valiosa arma contra tais atos.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

São inquestionáveis os benefícios da tecnologia da informação para a vida em sociedade nos tempos atuais. Mas, em decorrência disso, criou-se também um ambiente favorável para que pessoas mal-intencionadas apliquem golpes virtuais, aproveitando da ingenuidade ou até mesmo da falta de elementos de algumas pessoas para distinguir uma ação legítima de uma armadilha.

A lida diária da Advocacia nos apresenta um número crescente de golpes virtuais, das mais variadas formas. Quadrilhas estão cada vez mais especializadas em criar uma atmosfera propícia para que a vítima se veja em situação delicada a ponto de se render às chantagens e perder grandes montas em dinheiro.

Hoje abordaremos um tipo específico de fraude, cujos casos estão se multiplicando na região, em que pessoas se passam por agentes de polícia e exigem o depósito de valores para evitar que medidas judiciais sejam adotadas em razão de um ato supostamente criminoso que a vítima foi induzida a praticar.

O modo de agir do golpista consiste na criação de um perfil falso de uma mulher jovem e no envio de inúmeros pedidos de amizade para homens, geralmente escolhidos pela faixa etária de 40 a 50 anos. Depois de aceito o pedido de amizade, o titular do perfil falso inicia uma conversa com a vítima, fazendo crer se tratar de uma pessoa buscando algum tipo de relacionamento, criando um ambiente de confiança. Conforme a conversa avança, o golpista faz troca de imagens íntimas. Em seguida, o criminoso encerra a conversa e bloqueia o perfil da vítima.

Dias depois, outro perfil entra em contato com a vítima se passando por integrante de forças policiais, ou advogado, e apresenta uma versão de que o perfil com o qual a vítima teria trocado as mensagens seria de uma pessoa menor de idade e que a conduta da vítima seria um crime virtual, alegando a existência de um boletim de ocorrência por exploração sexual de menores.

Trata-se de uma pressão muitas vezes irresistível à vítima, com ameaças de que será expedido mandado de prisão. Durante as conversas, o golpista envia até mesmo fotos de identidades funcionais e fachadas de prédios públicos, exigindo que a vítima efetue o depósito de uma importância em dinheiro, numa conta informada, para evitar que o procedimento seja instaurado.

Aflito e ignorante quanto à praxe policial e forense, para evitar o transtorno da suposta medida judicial e até mesmo para evitar que seus dados sejam expostos nas redes sociais, a vítima acaba efetuando o depósito da quantia em dinheiro. Quanto mais a vítima deposita, mais o golpista exige, prolongando a pressão psicológica e os efeitos financeiros do golpe.

A conduta de quem pratica esse tipo de golpe é típica, está prevista no Código Penal Brasileiro, mas a investigação e apuração da responsabilidade criminal é extremamente difícil, pois geralmente os dados utilizados pelos golpistas para a criação de perfis e movimentação de contas bancárias são de terceiros de boa-fé, bem como os aparelhos eletrônicos utilizados geralmente são frutos de furtos ou roubos.

A informação é fundamental para evitar que a pessoa seja vítima de um golpe da internet. A dica é evitar trocar mensagens de conteúdo erótico e sensual com pessoas desconhecidas.

Na dúvida, quando estiver envolto em situações dessa natureza, procure sempre um Advogado ou entre em contato com a Polícia, antes de realizar qualquer depósito e lembre-se: nunca forneça dados pessoais.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

9 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Thatiane
Thatiane
18/05/2021 14:56

Muito perspicaz!

Dri
Dri
16/05/2021 12:29

Parabéns pelo tema 👏🏻👏🏻👏🏻

Dino Santana
Dino Santana
15/05/2021 07:51

Parabéns,tema de muita importância,que está acontecendo com muita freqüência,infelizmente ainda tem muitas pessoas caindo nesse golpe,é isso ai Dr Sebastião Gontijo esse tema que vc postou vai alertar muita gente,parabéns.

Samara Camargos
Samara Camargos
14/05/2021 18:00

Parabéns por toda informação 👏🏻👏🏻

Júnior Flávio
Júnior Flávio
14/05/2021 16:04

Parabéns ! Obrigado pelas informações

Helenice Gontijo
Helenice Gontijo
14/05/2021 14:40

Tema de extrema realidade.
Parabéns!…

Eduardo Silveira
Eduardo Silveira
14/05/2021 14:33

O tema é bom de ser falado e ser observado, parabéns.

Cláudio Silva
Cláudio Silva
14/05/2021 14:32

Parabéns, gostei muito do tema.

A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

LEIA TAMBÉM!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.