Notificações sobem e Patos de Minas entra em epidemia de dengue

Já são 500 notificações nestes dois primeiros meses de 2023. População deve colaborar e eliminar a "água parada".

Compartilhe!

dengue
Foto: Raquel Portugal / Divulgação Fiocruz

A prefeitura de Patos de Minas informou, nesta quarta-feira (22/02), que o município está em estágio inicial de epidemia de dengue. Já são 500 notificações nestes dois primeiros meses de 2023, número bem superior ao registrado no mesmo período de 2022.

O Programa Municipal de Combate a Dengue (PMCD) reforçou as ações desde a última semana. O fumacê está sendo aplicado nos bairros com maior incidência da doença. Além disso, os agentes de combate às endemias trabalharam durante o feriado e estão fazendo turnos extras, com o objetivo de acabar com os criadouros do mosquito aedes aegypti.

Segundo dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRRA), 90% dos focos do mosquito estão concentrados nas residências. A regra é clara: água parada nem pensar. Faça uma vistoria no quintal e elimine os criadouros do mosquito. Dê atenção especial para os vasos de plantas e para a caixa d’água.

Sintomas da dengue

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta, mais de 38°C.
  • Dor no corpo e articulações
  • Dor atrás dos olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas). Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.