Leite pasteurizado é mais saudável que o tradicional, aponta nutricionista

Segundo a nutricionista, Juliane Magalhães, o processo de pasteurização elimina micro-organismo prejudiciais à saúde e mantém as bactérias benéficas, como os lactobacilos.

Compartilhe!

O leite é um dos alimentos mais presente na mesa dos brasileiros. Tanto para a fase infantil, quanto para a adulta, o leite traz nutrientes vitais para o bom desenvolvimento do organismo como proteína, cálcio e vitamina b12.

Mas na hora de ir ao supermercado, qual você escolhe? Normalmente o leite é encontrado em caixinha, in natura, ou em saquinho, pasteurizado. A maior diferença é que o leite pasteurizado tem uma maior segurança, já que os micro-organismos prejudiciais a saúde são eliminados em um processo de aquecimento e resfriamento abrupto.

Além de ser mais saudável, o leite pasteurizado é prático, porque dispensa a fervura, ou seja, você pode consumi-lo diretamente.

ENTREVISTA

O Patos Notícias conversou com a nutricionista clínica, Juliane Magalhães Rocha Cimetta. Ela esclarece as principais dúvidas com relação ao leite pasteurizado.

Quais as diferenças do leite normal com o leite pasteurizado?

A diferença entre o leite in natura (famoso direto da vaca) e o pasteurizado, é que o leite pasteurizado passa por um processo de alta temperatura (aquecido a mais de 70 °C por até 20 segundos, e então resfriado muito rapidamente a -4 °C ) que mata micro-organismos prejudiciais à saúde, mas mantém as bactérias que fazem bem à digestão, como os lactobacilos.

Quais os benefícios do leite pasteurizado?

Dentre os maiores benefícios são o fato de conseguir eliminar até 99,5% dos microrganismos patogênicos, e aumentar também o prazo de validade.

O leite pasteurizado tem mais gordura que o leite normal, ou são equivalentes?

São equivalentes, não há diferença na quantidade de gordura pois o processo de pasteurização está associado a eliminar microrganismos e trazer mais segurança de consumo do alimento.

O leite pasteurizado substitui completamente o leite normal. Nas receitas, por exemplo, pode haver a substituição sem prejuízo para o resultado final do prato?

Sim, pois ambos mantem a mesma constituição nutricional do leite. A utilização da versão pasteurizado não prejudicará em nada o resultado final das preparações e pelo contrario poderá aumentar a segurança do alimento.

Existe alguma orientação quanto a quantidade de leite que uma pessoa adulta deve consumir diariamente?

Não existe uma quantidade de leite preconizada que devemos consumir, pois isso é algo que deve ser muito individualizado. Mais é fato que o leite é um alimento bastante completo do ponto de vista nutricional, fonte muito boa de proteína, cálcio, vitamina b12, entre outros nutrientes. E que possui uma vantagem muito grande por ser uma alimento de custo bastante acessível e com uma versatilidade de uso muito grande. Portanto o leite é sim um alimento que deve estar presente na vida do ser humano desde a infância até a fase senil.


Juliane Magalhães é nutricionista, formada em 2009 pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. E desde então ela atua dessa área clínica, hospitalar e em consultório.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.