Legislativo de Patos de Minas prestam homenagem às Mães

Dezesseis mulheres receberam o diploma “Antônia Cardoso do Nascimento”, em comemoração do Dia das Mães, durante cerimônia realizada na Câmara Municipal de Patos de Minas.

Compartilhe!

Foto: Divulgação

A noite de 8 de maio foi de fortes emoções no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas. E o assunto não poderia ser outro: Mães. Na ocasião, o Legislativo patense homenageou, com o Diploma “Antônia Cardoso do Nascimento”, 16 mães de diferentes histórias, idades e profissões, mas que se assemelham no cuidado especial e incondicional para com os seus filhos, netos e pessoas carentes.

O Diploma “Antônia Cardoso do Nascimento”, em comemoração do Dia das Mães, é outorgado anualmente no mês de maio e está disposto na Resolução nº 297, de 16 de abril de 2018, originada de projeto de autoria do Vereador Lásaro Borges de Oliveira. A senhora Antônia Cardoso, que dá nome a esta homenagem, foi uma cidadã e mãe exemplar, dedicada especialmente ao cuidado com as crianças. Faleceu em 2013, aos 87 anos, em Patos de Minas, deixando um legado de luta pelas melhorias do Bairro Abner Afonso e adjacências.

Com o plenário lotado de homenageadas e seus amigos e familiares, autoridades e imprensa, o Presidente da Casa, Vereador Francisco Carlos Frechiani, fez a abertura da reunião especial, deixando uma mensagem de carinho a todas as mães e ressaltando o quão merecem o respeito e a valorização de todos nós.

No decorrer da solenidade, todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o histórico de vida das agraciadas, lidos durante a entrega dos diplomas, que se deu sob fortes aplausos. Grandes merecedoras dessa honraria, as 16 mães também receberam flores do Legislativo municipal.

São elas: Alda de Oliveira Teixeira Dannemann; Ana Maria de Oliveira; Celma Geralda Moreira Vida; Dilma Maria de Andrade Caixeta; Elza de Fátima Sousa Rodrigues; Geralda Wilson Ribeiro; Lúcia Caldeira Di Donato Ferreira – Lúcia Di Donato; Maria Abadia Garcia Vecchi; Maria Alice de Sousa Gonçalves; Maria de Fátima Andrade; Maria de Lourdes Santos Moura de Mendonça; Maria Therezinha de Sousa Borges; Maria Timoteo dos Santos; Regina de Fátima França Ferreira; Tatiana Coimbra Amaral; e Vanda Maria de Araújo Rosa.

Após a entrega dos diplomas, as Vereadoras Edimê Erlinda de Lima Avelar, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi e Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, como mães, também foram agraciadas com flores pela data tão especial.

Na fase de pronunciamentos, o Vice-Prefeito, Paulo Roberto Mota, representou o Poder Executivo Municipal, justificando a ausência do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves. Paulo Mota reverenciou e elevou a importância de todas as mães de um modo geral e também da sua, a quem se referiu com saudades. “Deus escolheu as mães para representar a divindade na terra”, afirmou.

A homenageada Maria Abadia Garcia Vecchi discursou como representante das agraciadas. Mãe de 8 filhos, sendo 3 de sangue e 5 de coração, Abadia conclamou a todos para uma reflexão por meio da leitura de uma mensagem escrita pelo Padre Sandro Henrique Almeida dos Santos, da Paróquia Sr. Bom Jesus dos Passos e Capela São Francisco. O texto nos convida a “fecharmos os olhos e buscarmos em nossos arquivos as cenas que tivemos com ela ou cenas em que vimos a atuação de nossa mãe”. Na sequência, cita diferentes momentos e inúmeros sentimentos vivenciados pelas mães no decorrer de suas vidas com os filhos, remetendo sempre à importância da figura materna na vida familiar. Ao final, o texto sugere: “Faça a sua conclusão e agradeça a Deus por sua mãe”.

Nesse momento, uma surpresa abrilhantou ainda mais a cerimônia. A homenageada Maria Abadia Vecchi convidou à frente sua filha de coração, Vitória Evelen, de 14 anos e deficiente visual de nascença, que emocionou a todos ao proferir uma linda mensagem de Feliz Dia das Mães, bem como ao cantar a música “Aos olhos do Pai”, de Ana Paula Valadão.

Por fim, como representante do Poder Legislativo Municipal, discursou o Vereador David Antônio Sanches – David Balla. De forma poética e emotiva, o parlamentar referiu-se às mães com inúmeras qualidades, como “sinônimo de carinho, de amor e respeito”; “presentes de Deus”; “seres de luz”; com o “dom da criação” e do “amor incondicional”. O Vereador também aproveitou a oportunidade para dar um testemunho de sua vida, que, abandonado aos 16 anos pela família, só reencontrou sua mãe na última semana, 22 anos depois, quando “seu coração chorou”, contou o parlamentar emocionado. Para finalizar, David Balla compartilhou toda a “alegria e amor desse momento” com os presentes, agradecendo pela existência de cada mãe.

Fonte: Câmara Municipal de Patos de Minas

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.