Legislativo de Patos de Minas prestam homenagem às Mães

Dezesseis mulheres receberam o diploma “Antônia Cardoso do Nascimento”, em comemoração do Dia das Mães, durante cerimônia realizada na Câmara Municipal de Patos de Minas.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Divulgação

A noite de 8 de maio foi de fortes emoções no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas. E o assunto não poderia ser outro: Mães. Na ocasião, o Legislativo patense homenageou, com o Diploma “Antônia Cardoso do Nascimento”, 16 mães de diferentes histórias, idades e profissões, mas que se assemelham no cuidado especial e incondicional para com os seus filhos, netos e pessoas carentes.

O Diploma “Antônia Cardoso do Nascimento”, em comemoração do Dia das Mães, é outorgado anualmente no mês de maio e está disposto na Resolução nº 297, de 16 de abril de 2018, originada de projeto de autoria do Vereador Lásaro Borges de Oliveira. A senhora Antônia Cardoso, que dá nome a esta homenagem, foi uma cidadã e mãe exemplar, dedicada especialmente ao cuidado com as crianças. Faleceu em 2013, aos 87 anos, em Patos de Minas, deixando um legado de luta pelas melhorias do Bairro Abner Afonso e adjacências.

Com o plenário lotado de homenageadas e seus amigos e familiares, autoridades e imprensa, o Presidente da Casa, Vereador Francisco Carlos Frechiani, fez a abertura da reunião especial, deixando uma mensagem de carinho a todas as mães e ressaltando o quão merecem o respeito e a valorização de todos nós.

No decorrer da solenidade, todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o histórico de vida das agraciadas, lidos durante a entrega dos diplomas, que se deu sob fortes aplausos. Grandes merecedoras dessa honraria, as 16 mães também receberam flores do Legislativo municipal.

São elas: Alda de Oliveira Teixeira Dannemann; Ana Maria de Oliveira; Celma Geralda Moreira Vida; Dilma Maria de Andrade Caixeta; Elza de Fátima Sousa Rodrigues; Geralda Wilson Ribeiro; Lúcia Caldeira Di Donato Ferreira – Lúcia Di Donato; Maria Abadia Garcia Vecchi; Maria Alice de Sousa Gonçalves; Maria de Fátima Andrade; Maria de Lourdes Santos Moura de Mendonça; Maria Therezinha de Sousa Borges; Maria Timoteo dos Santos; Regina de Fátima França Ferreira; Tatiana Coimbra Amaral; e Vanda Maria de Araújo Rosa.

Após a entrega dos diplomas, as Vereadoras Edimê Erlinda de Lima Avelar, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi e Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, como mães, também foram agraciadas com flores pela data tão especial.

Na fase de pronunciamentos, o Vice-Prefeito, Paulo Roberto Mota, representou o Poder Executivo Municipal, justificando a ausência do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves. Paulo Mota reverenciou e elevou a importância de todas as mães de um modo geral e também da sua, a quem se referiu com saudades. “Deus escolheu as mães para representar a divindade na terra”, afirmou.

A homenageada Maria Abadia Garcia Vecchi discursou como representante das agraciadas. Mãe de 8 filhos, sendo 3 de sangue e 5 de coração, Abadia conclamou a todos para uma reflexão por meio da leitura de uma mensagem escrita pelo Padre Sandro Henrique Almeida dos Santos, da Paróquia Sr. Bom Jesus dos Passos e Capela São Francisco. O texto nos convida a “fecharmos os olhos e buscarmos em nossos arquivos as cenas que tivemos com ela ou cenas em que vimos a atuação de nossa mãe”. Na sequência, cita diferentes momentos e inúmeros sentimentos vivenciados pelas mães no decorrer de suas vidas com os filhos, remetendo sempre à importância da figura materna na vida familiar. Ao final, o texto sugere: “Faça a sua conclusão e agradeça a Deus por sua mãe”.

Nesse momento, uma surpresa abrilhantou ainda mais a cerimônia. A homenageada Maria Abadia Vecchi convidou à frente sua filha de coração, Vitória Evelen, de 14 anos e deficiente visual de nascença, que emocionou a todos ao proferir uma linda mensagem de Feliz Dia das Mães, bem como ao cantar a música “Aos olhos do Pai”, de Ana Paula Valadão.

Por fim, como representante do Poder Legislativo Municipal, discursou o Vereador David Antônio Sanches – David Balla. De forma poética e emotiva, o parlamentar referiu-se às mães com inúmeras qualidades, como “sinônimo de carinho, de amor e respeito”; “presentes de Deus”; “seres de luz”; com o “dom da criação” e do “amor incondicional”. O Vereador também aproveitou a oportunidade para dar um testemunho de sua vida, que, abandonado aos 16 anos pela família, só reencontrou sua mãe na última semana, 22 anos depois, quando “seu coração chorou”, contou o parlamentar emocionado. Para finalizar, David Balla compartilhou toda a “alegria e amor desse momento” com os presentes, agradecendo pela existência de cada mãe.

Fonte: Câmara Municipal de Patos de Minas

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS