Estudo vai rastrear marcadores de risco para câncer de próstata em comerciantes da Ceasa

Projeto acontece em duas etapas: sensibilização dos comerciantes e coleta de sangue da população estudada para análise
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Produtores rurais que comercializam na Ceasa Regional de Patos de Minas estão incluídos em projeto para rastrear marcadores de risco para o câncer de próstata. A primeira etapa ocorreu nessa quinta-feira (19) e teve como objetivo sensibilizar os participantes quanto à importância da iniciativa. O estudo é da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e recebe apoio do Ministério Público do Trabalho, da Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância em Saúde e da Secretaria Municipal de Agricultura.

A segunda etapa do projeto na Ceasa, agendada para o dia 3 de dezembro, consiste na coleta de sangue da população estudada. “Por meio da análise genética dos participantes, verificaremos se eles têm risco de desenvolver o câncer de próstata. Dentro do estudo, ligaremos essas informações a fatores de risco para trabalhar a prevenção, a fim de que não desenvolvam a doença”, explica a diretora da Vigilância em Saúde, Geize Marques. Ela acrescenta que o estudo é voltado para produtores expostos a agrotóxicos.

Presenças – Estiveram presentes na etapa para sensibilização de comerciantes da Ceasa: professora da UFU Thaíse Gonçalves de Araújo; diretora da Vigilância em Saúde, Geize Marques; coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Lílian Marinho; e coordenadora da Ceasa, Cristiane Londe. Também participaram o técnico da UFU Renan Faria e os alunos Douglas Brandão, Paula Marynella, Dayanne Borges, Gislaine Rocha e Laryssa Sales.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.