Estudantes aprovados no SiSU têm até hoje para realizar a matrícula

Resultado foi anunciado no dia 28 de janeiro; matrículas começaram no dia 30
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Cerca de 1,8 milhão de estudantes se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2019.1. Os aprovados têm até hoje (4) para efetivar a matrícula na Instituição de Ensino. Será necessário apresentar os documentos necessários de acordo com as orientações especificadas em edital.

A etapa começou em 30 de janeiro, dois dias depois da divulgação do resultado do SiSU. A primeira edição do ano disponibilizou 235 mil vagas em 129 universidades, institutos federais e faculdades do país. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de participantes desta edição foi o menor desde 2012, quando 1,6 milhão de pessoas se inscreveram em 108 mil vagas.

No SISU 2018, houve 2,1 milhões de inscritos e 4,1 milhões de candidaturas. Assim como na edição deste ano, cada participante poderia cadastrar até duas opções de vagas e concorrer a 239 mil oportunidades em 130 instituições de ensino.

Durante esta semana, a atenção deve ser redobrada porque termina amanhã (5) o prazo para participar da lista de espera do SiSU 2019. Só podem manifestar interesse os estudantes que realizaram a inscrição entre 22 e 27 de janeiro e não foram aprovados em nenhuma das duas opções cadastradas. O resultado será anunciado em 07 de fevereiro.

Resultado do Prouni

Na quarta-feira (06), deve ser divulgada a lista de aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2019. Esta edição oferece 243.888 bolsas de estudo – 116.813 integrais e 127.075 parciais.

O balanço mais recente do MEC sinalizou que, até às 19h do segundo dia de inscrições, houve 658.544 interessados e quase o dobro de candidaturas. Isto é possível porque cada candidato pode concorrer a até duas vagas no processo seletivo desde que tenha alcançado as notas mínimas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se encaixe nos critérios de renda exigidos.

Bolsa de estudo

Outra possibilidade de bolsa de estudo é a contratação do benefício por meio do Educa Mais Brasil, o maior programa de inclusão educacional do país. São mais de 400 mil bolsas disponíveis para o ensino superior (graduação e pós-graduação) apenas no primeiro semestre deste ano. As matrículas para 2019 já estão abertas e podem ser feitas através do site www.educamaisbrasil.com.br/triangulonoticias .

 

Agência Educa Mais Brasil

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS