Enem 2021 começa a ser reaplicado no próximo domingo; locais de prova já podem ser consultados

Aplicação será para quem teve problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nos próximos domingos, dias 9 e 16 de janeiro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 será reaplicado para os candidatos faltosos na data regular, que ocorreu em novembro do ano passado. Nos mesmos dias, o exame também será aplicado para candidatos que cumprem medida socioeducativa e candidatos isentos que faltaram ao Enem 2020. A replicação foi liberada para os inscritos que se encaixaram nos motivos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Entre as justificativas para deferimento do pedido estão sintomas de doenças infectocontagiosas, como a Covid-19, ou problemas logísticos, de infraestrutura ou por outras ocorrências específicas. Para saber se o pedido de reaplicação foi aceito pelo Inep, o candidato deve acessar a Página do Participante e conferir se o cartão de confirmação está disponível. Basta entrar com o login único da plataforma gov.br.

Também na Página do Participante é possível acessar o Cartão de Confirmação que contém data, local e horário de reaplicação do Enem; número de inscrição; opção de língua estrangeira selecionada; e dados de atendimento especializado e nome social. O documento foi liberado pelo Inep na semana passada.

O Enem é considerado o maior vestibular do país, pois a partir da sua realização é possível ingressar no ensino superior através dos programas de incentivo educacional como o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Nos dias de provas do Enem os participantes devem responder um total de 180 questões de quatro áreas de conhecimento e uma redação que deve ser desenvolvida no gênero textual dissertativo-argumentativo.

Vagas abertas para certificadores do Enem

O Inep também abriu novas vagas para colaboradores que participam da Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Enem. As vagas serão disponibilizadas conforme a necessidade do Instituto, considerando os municípios cujas provas irão ocorrer.

De acordo com o Inep, os colaboradores deverão acessar o Sistema RNC, com login e senha, para verificar se há demanda disponível. Os convocados fazem parte do grupo aprovado na capacitação realizada pelo Inep, em novembro. Entre as atribuições está certificar in loco a realização dos procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade é do respectivo autor. Eles não expressam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.