Menu Horizontal
UNIPAM
Unimed - 1000x200
Sicoob Credicopa
Vera Cruz
Muniz

Em Diamantina, Copasa promove encontro para esclarecer dúvidas e fortalecer o diálogo com prefeitos após a desestatização

Coopatos
Cresol - Plano Safra

Reunião regionalizada reforça canal de escuta ativa com prefeituras e detalha garantias legais e sociais que protegem municípios e cidadãos do interior

Após a conclusão do processo de desestatização, a Copasa realiza, no próximo dia 1º de julho, em Diamantina, um encontro com prefeitos, secretários e procuradores jurídicos da região para esclarecer dúvidas, ouvir as demandas das lideranças municipais e garantir transparência neste novo momento da Companhia. A reunião será realizada na sede do Consórcio CIM Jequitinhonha e será fechada para a imprensa. Às 11h30, a presidente da Copasa, Marília Carvalho de Melo, e o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Lucas Vieira, estarão disponíveis no local para atender os veículos de imprensa.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Lactowal

Marília Carvalho de Melo destaca que a desestatização marca uma nova etapa para a Copasa. É natural que um processo dessa dimensão gere dúvidas por parte dos municípios. Por isso, a reunião foi planejada para esclarecer esses questionamentos, ouvir os prefeitos e fortalecer o diálogo entre a Copasa e as administrações municipais, com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM).

Segundo a presidente da Copasa, o objetivo central do encontro em Diamantina é responder diretamente aos questionamentos das equipes jurídicas e administrativas das prefeituras, demonstrando como os novos contratos foram estruturados para oferecer segurança jurídica aos municípios e proteger os direitos da população.

Durante a sessão técnica, as equipes da companhia estarão à disposição para detalhar as salvaguardas previstas no Novo Marco Legal do Saneamento Básico, como o funcionamento da tarifa uniforme, as garantias da tarifa social com descontos de até 65% para famílias de baixa renda e a dinâmica de repasses para os fundos municipais de saneamento.

O encontro também será uma oportunidade para alinhar o entendimento sobre as metas legais e obrigatórias de universalização de água e esgoto previstas para o horizonte de 2033.

A Copasa reforça que a decisão de repactuar os vínculos contratuais respeita estritamente a soberania e a realidade de cada administração municipal. Ao promover essa aproximação focada na região de Diamantina, a empresa busca oferecer suporte técnico, esclarecer dúvidas e ampliar o diálogo com as administrações municipais, garantindo que os gestores públicos locais possam tomar suas decisões com absoluta segurança, previsibilidade e amparo legal.

  • Serviço:
    Evento – Diálogos Regionais: a privatização e os próximos passos
    Data – Quarta-feira – 1º de julho
    Hora – 10h (Fechado para a imprensa) 11h30 (entrevista)
    Local – Consórcio CIM Jequitinhonha – Rua Zeca Bruno, 131 – bairro Cazuza – Diamantina
PN
FIQUE ATUALIZADO

Siga o Patos Notícias no Instagram ou participe de nosso grupo no WhatsApp. Você vai receber as principais notícias de Patos de Minas e região.

Leva só alguns segundos ✨
Cemil
Unimed - 728x300
COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelo conteúdo é integralmente do autor do comentário.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

AVISO DE ERRO

AdBlock detectado

Percebemos um bloqueador de anúncios ativo. Os anúncios ajudam no financiamento do jornalismo profissional. Por favor, desative para continuar apoiando o nosso trabalho.