Dois meteoritos são encontrados em Tiros, no Alto Paranaíba

A suspeita é que o fragmento seja em decorrência de uma queda no dia 08 de maio.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Meteorito rochoso e meteorito metálico respectivamente Foto: Reprodução (Instagram/@meteoriticas_br)

No dia 08 de maio, um clarão no céu e um estrondo assustou os moradores de municípios do Alto Paranaíba, como Tiros, Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa. Na sequência, imagens de câmeras de segurança comprovaram, um meteorito havia entrado em nossa atmosfera.

Flagrante de clarão no céu em 08/05/2020

Horas depois do registro do clarão, a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) traçou a possível rota do bólido (meteoro extremamente brilhante) e apontou que fragmentos poderiam ter caído no município de Tiros, a cerca de 110 km de Patos de Minas.

Grupo de estudiosas estiveram em Tiros em busca das pedras espaciais Foto: Reprodução (Instagram/@meteoriticas_br)

Nas últimas semanas, estudiosas em Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma curadora do Museu Nacional foram até Tiros e iniciaram a caçada pelos meteoritos. Dois fragmentos de meteoritos distintos foram encontrados. Um deles é rochoso, acondrito do tipo Eucrito, e esse pedaço seria, supostamente, decorrente da queda de 08 de maio. Na sequência, um segundo fragmento, do tipo metálico, foi encontrado. O momento do teste químico foi registrado em vídeo, assista a seguir:

A expectativa é que uma pequena parte dos meteoritos seja encaminhada para estudos aprofundados nas universidades brasileiras. O destino final dos meteoritos completos vai depender da venda das rochas especiais. Por serem provenientes de fora do planeta, “extraterreste”, são raras e possuem alto valor comercial.

Meteorito de Patos de Minas

Siderito composto por ferro e níquel, encontrado em 1925 em Patos de Minas Foto: Divulgação

Patos de Minas possui dois meteoritos catalogados. Um deles foi encontrado em 1925 e pesa 32 kg e é identificado como Patos de Minas (hexahedrite).

O encontrado em 2002, pesa 200 kg e é identificado como Patos II ou Patos de Minas (octahedrite). É áspero, alongado e muito intemperizados.

Ambos os meteoritos estão guardados no Museu Nacional no Rio de Janeiro.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.