Dois meteoritos são encontrados em Tiros, no Alto Paranaíba

A suspeita é que o fragmento seja em decorrência de uma queda no dia 08 de maio.

Compartilhe!

Meteorito rochoso e meteorito metálico respectivamente Foto: Reprodução (Instagram/@meteoriticas_br)

No dia 08 de maio, um clarão no céu e um estrondo assustou os moradores de municípios do Alto Paranaíba, como Tiros, Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa. Na sequência, imagens de câmeras de segurança comprovaram, um meteorito havia entrado em nossa atmosfera.

Flagrante de clarão no céu em 08/05/2020

Horas depois do registro do clarão, a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) traçou a possível rota do bólido (meteoro extremamente brilhante) e apontou que fragmentos poderiam ter caído no município de Tiros, a cerca de 110 km de Patos de Minas.

Grupo de estudiosas estiveram em Tiros em busca das pedras espaciais Foto: Reprodução (Instagram/@meteoriticas_br)

Nas últimas semanas, estudiosas em Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma curadora do Museu Nacional foram até Tiros e iniciaram a caçada pelos meteoritos. Dois fragmentos de meteoritos distintos foram encontrados. Um deles é rochoso, acondrito do tipo Eucrito, e esse pedaço seria, supostamente, decorrente da queda de 08 de maio. Na sequência, um segundo fragmento, do tipo metálico, foi encontrado. O momento do teste químico foi registrado em vídeo, assista a seguir:

A expectativa é que uma pequena parte dos meteoritos seja encaminhada para estudos aprofundados nas universidades brasileiras. O destino final dos meteoritos completos vai depender da venda das rochas especiais. Por serem provenientes de fora do planeta, “extraterreste”, são raras e possuem alto valor comercial.

Meteorito de Patos de Minas

Siderito composto por ferro e níquel, encontrado em 1925 em Patos de Minas Foto: Divulgação

Patos de Minas possui dois meteoritos catalogados. Um deles foi encontrado em 1925 e pesa 32 kg e é identificado como Patos de Minas (hexahedrite).

O encontrado em 2002, pesa 200 kg e é identificado como Patos II ou Patos de Minas (octahedrite). É áspero, alongado e muito intemperizados.

Ambos os meteoritos estão guardados no Museu Nacional no Rio de Janeiro.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.