
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou importantes avanços no projeto de obras no trevo da rodovia BR-365 com a PSM-020, conhecida como estrada da Serrinha, localizada no km 419 da BR-365, entre Patos de Minas e Patrocínio, em Minas Gerais. As melhorias visam aprimorar a mobilidade e a segurança na região, proporcionando um deslocamento mais eficiente para os usuários dessa importante via.
Segundo a Assessoria de Comunicação do DNIT, está sendo elaborado um projeto de duplicação da rodovia, entre Patos de Minas e Patrocínio, o que inclui a criação de um viaduto no local e a implantação de alças de acesso. O viaduto em questão terá como objetivo otimizar o fluxo de tráfego, especialmente em pontos de interseção, reduzindo a ocorrência de congestionamentos e melhorando a fluidez da rodovia.
Embora os projetos de engenharia estejam em processo de elaboração, o DNIT tomou medidas para agilizar os resultados. Para isso, solicitou à empresa Concremat, responsável pelos contratos de supervisão da rodovia, a criação de um projeto de interseção mais simples. Esta solução provisória permitirá que as melhorias na infraestrutura sejam implementadas antes da conclusão dos projetos definitivos, beneficiando os usuários da rodovia de forma mais imediata.
A previsão é que o projeto simplificado da interseção seja entregue ainda neste mês de agosto. No entanto, devido à proximidade da temporada de chuvas na região, a execução da interseção mais simples está programada para o primeiro semestre de 2024. Essa abordagem busca minimizar os impactos causados pelas condições climáticas adversas durante o processo de construção.
Paralelamente, considerando a possibilidade de implementação imediata, os serviços de manutenção já iniciaram no KM 419 a criação de uma faixa de desaceleração no sentido de Uberlândia a Patos de Minas. Isso contribuirá para a segurança dos motoristas e passageiros que utilizam essa rota, permitindo uma desaceleração mais gradual e segura ao se aproximarem do trevo.
Além disso, o DNIT informou que foram realizadas fresagens (remoção do asfalto deteriorado) e aplicação de asfalto novo no trecho entre Patos de Minas e Varjão de Minas. Essa medida visa garantir a qualidade e a durabilidade do pavimento, melhorando a dirigibilidade e reduzindo os riscos de danos aos veículos.
Outro aspecto importante das obras é a previsão de execução de microrrevestimento asfáltico em dois segmentos da rodovia. Esse procedimento, já em curso entre a Serrinha (km 420) e o trevo de Santana de Patos (km 431), aumenta a vida útil do pavimento existente, contribuindo para a manutenção da qualidade da estrada.
As melhorias na BR-365/MG representam um avanço significativo para a região, proporcionando maior segurança, fluidez no tráfego e qualidade na infraestrutura viária, beneficiando tanto os moradores locais como os usuários que transitam pela rodovia. O DNIT reafirma seu compromisso em realizar obras que impulsionem o desenvolvimento regional e a mobilidade de forma sustentável.
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