Dia de Eleição será de chuva em Patos de Minas

Eleitores devem se planejar para evitar transtornos na hora de chegar ao local de votação.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Arquivo (Triângulo Notícias)

Esse dia 07 de outubro, 1º Turno das Eleições Gerais de 2018, será marcado por temperaturas amenas e por muita chuva. Durante toda a madrugada um grande pluviosidade foi registrada em Patos de Minas e de acordo com os meteorologista, a condição, irá se manter durante todo o dia.

A temperatura variará entre os 17º e os 27º C. Os eleitores devem se planejar para evitar transtornos na hora de chegar até o local de votação.

- Continua depois da publicidade -

Não sabe onde votar? Fique tranquilo, clique aqui, e consulte o endereço de sua sessão eleitoral.

E vale a atenção para alguns pontos. Confira abaixo:

Documentos Necessários

O eleitor deve levar o título de eleitor (na versão física ou digital (e-titulo). Além disso é necessário portar um documento oficial com foto, como carteira de motorista ou de identidade. Aqueles que já fizeram a biometria precisam apenas do título.

Ordem de votação

O eleitor escolherá primeiro o deputado federal (quatro dígitos). Depois, será a vez de votar para um deputado estadual (cinco dígitos), dois senadores (três dígitos), um governador (dois dígitos) e, por fim, o presidente da República (dois dígitos).

Ao digitar os números, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde Confirma. Para o cargo de senador, o eleitor deve fazer a operação duas vezes.

A urna eletrônica também tem a tecla Corrige, que permite ao eleitor mudar o voto caso detecte algum erro.

A Justiça eleitoral disponibilizou um simulador de votação para o eleitor praticar e não se confundir no dia da votação.

Voto na legenda

Nos casos de deputado federal e estadual, o eleitor pode votar no partido, sem escolher um candidato específico. Neste caso, é preciso apertar dois dígitos (números do partido). Antes da confirmação do voto, a urna apresentará a informação do respectivo partido e mensagem alertando ao eleitor que, se confirmado o voto, ele será computado para a legenda.

Voto nulo e em branco

Há opção de anular o voto, nesse caso, basta votar em um número inexistente – que não seja de nenhum candidato ou partido – e confirmar.

Para votos em branco, há uma tecla específica na urna eletrônica.

Os votos nulo e em branco não são considerados válidos, ou seja não entram na contagem para escolha de um candidato, são usados apenas para estatísticas.

Cola eleitoral

Para facilitar e dar agilidade à votação, a Justiça Eleitoral sugere que o eleitor leve para a cabine de votação a cola eleitoral, em papel, com os números dos seus candidatos. Celulares não são pemitidos na cabine de votação.

Para serem eleitos chefes do Poder Executivo já no primeiro turno, os candidatos a presidente e os governadores precisam receber mais da metade dos votos válidos, excluídos brancos e nulos. Caso isso não aconteça, será realizado um segundo turno, em 28 de outubro, entre os dois que obtiverem maior votação.

Reportagem: Lélis F. Souza (Do Triângulo Notícias em Patos de Minas) e  Jonas Valente (Da EBC em Brasília)

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -