
A taxa de desemprego no trimestre encerrado em maio ficou em 5,6%. O resultado é o menor para o período em toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012.
A taxa representa também redução em relação ao trimestre móvel anterior (dezembro, janeiro e fevereiro), quando estava em 5,8%. Em 2025, o índice do trimestre encerrado em maio era 6,2%.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o analista da pesquisa, William Kratochwill, atingir a mínima histórica para o período indica que “o mercado mantém uma tendência estrutural de aquecimento e expansão na absorção de mão de obra”.
O levantamento aponta que o país tinha 6,1 milhões de desocupados, patamar considerado estável em comparação ao trimestre móvel terminado em fevereiro (6,2 milhões) e diminuição de 9,3% em relação ao ano anterior, quando eram 6,7 milhões.
A população ocupada ficou em 102,7 milhões no trimestre terminado em maio, 0,5% acima do período terminado em fevereiro (mais 558 mil pessoas).
Pnad
A pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, sejam com ou sem carteira assinada, temporárias e por conta própria, por exemplo.
Pelos critérios do instituto, só é considerada desocupada a pessoa que efetivamente procurou uma vaga 30 dias antes da pesquisa. São visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.
Rendimento
O rendimento médio mensal do trabalhador ficou em R$ 3.726 no trimestre encerrado em maio, estável em relação ao trimestre móvel anterior (R$ 3.756) e 4% acima do registrado no mesmo período do ano passado. Os valores são reais, ou seja, já levam em conta a inflação do período.
Informalidade
A taxa de informalidade – proporção de trabalhadores informais na população ocupada – foi de 37,3%, o que representa 38,3 milhões de trabalhadores. Um ano antes, o indicador era 37,8%. O IBGE considera informais os empregados sem carteira assinada e autônomos sem CNPJ, por exemplo. Essas pessoas não têm garantidas coberturas como seguro-desemprego, férias e décimo terceiro salário.
Contribuição para a previdência
A pesquisa revelou que 66,6% dos trabalhadores contribuíram para a previdência. Isso equivale a 68,4 milhões de pessoas.
Ao contribuir para institutos de previdência, o trabalhador adquire garantias, como aposentadoria, benefício por incapacidade e pensão por morte.
O IBGE considera contribuintes os empregados, empregadores, trabalhadores domésticos e por conta própria que tenham contribuído para institutos de previdência oficial federal (INSS ou Plano de Seguridade Social da União), estadual ou municipal.
O instituto esclarece que um trabalhador informal (por conta própria sem CNPJ) pode ser contribuinte individual do INSS.
Marcos históricos
O menor desemprego já registrado pela Pnad foi 5,1% no último trimestre de 2025. A maior taxa já constatada foi 14,9%, atingida em dois períodos: nos trimestres móveis encerrados em setembro de 2020 e em março de 2021, ambos durante a pandemia de covid-19.
















Essa informação realmente deve ser “verdadeira”, tanto que os servidores de carreira do IBGE estão Pedindo exoneração dos seus cargos, por não concordarem com as manipulações de dados, reiteradamente feitas pela imposição do Ptista chefe do IBGE. E mais, estando todos os milhões de assistidos dos inúmeros programas de cabresto eleitoral (estomacal), então proibidos de procurarem emprego (assinar CTPS), sob a ameaça de perderem os seus castradores “benefícios”, até acho que esse número (5,6%) esteja errado. Creio que deva ser -13%, até porque hoje, tem muita gente, tendo que trabalhar em mais de um emprego para sobreviver, não é mesmo?
Luiz Inácio Lula da Silva o melhor presidente que o Brasil já teve , presidente ruim so ganha uma vez
brasileiro gosta de presidente que rouba, faz corrupção, explode impostos, mas paga bolsa família. O problema é q quem sustenta tudo isso, somos nós q trabalhamos
acho que os brasileiros não gostam de presidente que rouba não , c não o ex tinha ganhado não retirou impostos nenhum do país a não ser o de jetsk e as compras de mais de 100 imóveis com dinheiro vivo, e roubo e desvio demais, os roubos e falcatruas esta no Brasil inteiro dentro das prefeituras e nos governos de estados com contratos superfaturados
não sei onde vc está vendo notícias, o governo anterior extinguiu e abaixou inúmeros impostos. Os roubos continuam pq brasileiros continuam votando em quem faz corrupção. Mentalidade de escassez
Oxe não falaram que o Brasil está na merda por causa do bolsa família e de Luiz Inácio Lula da Silva
Caiu mesmo, os desempregados recebendo bolsa família
Os pobres de direita vão a loucura
é melhor ser um pobre inteligente do ser um pobre burro, seu jumento safado
pobre que defende quem põe no rabo dele é muito inteligente mesmo!
o asno trabalha em supermercado ganha um salário e tenho certeza que é contra a escala 5por2
calma aí caga troco, acerto trabalhar mesmo sou gerente ganho 6 mil só pra mandar, mais vc pelo visto vive de bolsa esmola
kkkk quatro mil? Kkkk ta rico heim acéfalo!se vc tomar lactopurga sua cabeça murcha, e o bozo tirou impostos de jatos jet-ski, vc foi beneficiado?só os idiotas como vc deveria levar no toba
mora em subúrbio e acha que mora no centro, vc pobre de direita é igual cachorro de rico vigia a mansão de dia e de noite dorme de fora.
Dados do IBGE desse governo, pior que um diagnóstico de doença terminal
Quem vai querer assinar carteira! Com tantos benefícios do governo, antigamente um emprego era sinônimo de caráter e dignidade, hoje em dia quem busca um emprego é considerado burro
Lógico que é mentira de uma estatística comprada por esse governo de ladrões
Desemprego tá batendo recordes no Brasil inteiro , só não vê quem não quer.
Dependentes de bolsas preguiças evitam a carteira de trabalho .
Afinal ,a maré mansa é mais compensatória .
Muitas vagas de emprego ,poucos interessados.
PT /PSOL ,os inimigos número um do trabalhador com carteira assinada.
Brasil ,só ladeira abaixo.
vc e da turminha do vorcaro machadinha kkkk finge de cego não trabalha quem não quer serviço tem muito
ALGUMAS INFORMAÇÕES RELEVANRES: dados oficiais mostram que a porcentagem de pessoas em situação de rua nos EUA é a mesma do Brasi, sendo que o PIB deles é mais de 12 vezes maior que o nosso…
Aqui no Brasil atualmente são 18,9 milhões de CPFs RECEBENDO Bolsa Família. Os 49 milhões de pessoas BENEFICIADAS pelo programa referem-se ao NÚCLEO FAMILIAR (incluindo crianças , idosos e pessoas doentes) na casa de cada pessoa que recebe o BF.
Quem trabalha e tem alguma fonte de renda pode continuar recebendo apenas se o núcleo familiar ainda ficar dentro dos critérios , conforme renda per capta e se tiver crianças, idosos, doentes, etc. Em 2025 2 milhões de pessoas deixaram o programa por ter conseguido melhorar de vida. A média é de 1,5 milhão saindo do programa todos os anos.
Absurdo nesmo é um deputado CUSTAR MAIS DE 270.000,00 POR MÊS e passar o tempo fazendo palhaçada para postar vídeos nas redes sociais
O bolsonarismo fala em cortar gastos, mas desde 2024 o GOVERNO FEDERAL mandou uma proposta de redução das mordomias. EXIJAM que o CONGRESSO aprove o PROJETO que ACABA com os SUPER SALÁRIOS , PENDURICALHOS E SUPER APOSENTADORIAS NOS TRÊS PODERES e deveriam INCLUIR as FORÇAS ARMADAS.
INFORME-SE: atualmente são 18,9 milhões de CPFs RECEBENDO Bolsa Família. Os 49 milhões de pessoas BENEFICIADAS pelo programa referem-se ao NÚCLEO FAMILIAR (incluindo crianças , idosos e pessoas doentes) na casa de cada pessoa que recebe o BF.
Quem trabalha e tem alguma fonte de renda pode continuar recebendo apenas se o núcleo familiar ainda ficar dentro dos critérios , conforme renda per capta e se tiver crianças, idosos, doentes, etc. Em 2025 2 milhões de pessoas deixaram o programa por ter conseguido melhorar de vida. A média é de 1,5 milhão saindo do programa todos os anos.
Absurdo nesmo é um deputado CUSTAR MAIS DE 270.000,00 POR MÊS e passar o tempo fazendo palhaçada para postar vídeos nas redes sociais
O bolsonarismo fala em cortar gastos, mas desde 2024 o GOVERNO FEDERAL mandou uma proposta de redução das mordomias. EXIJAM que o CONGRESSO aprove o PROJETO que ACABA com os SUPER SALÁRIOS , PENDURICALHOS E SUPER APOSENTADORIAS NOS TRÊS PODERES e deveriam INCLUIR as FORÇAS ARMADAS.
parabéns pelo comentário sensato! Mas os bolsonaristas preferem compartilhar desinformação. Engraçado que reclamam tanto do bolsa família, mas se fossem inteligentes o suficientes para pesquisar notícias verdadeiras saberiam que o governo gasta mais com o Salário e mordomias dos políticos do que com bolsa família. Triste ver que os pobres se importam mais com os gastos que beneficiam eles próprios, do que com os gastos com o salário dos deputados
Bolsa família e usuários de auxílios entram na estatística????
nao estes ja estao empregados ! Pelo ladrao 🫏
não contam, mas a maioria dos beneficiários tem trabalho, recebem bolsa família porque o salário é muito baixo.
o lula ta resolvendo isso no banco master 💸😂
o gado pira kkkkk
você idiota? Quem tem áudio gravado pedindo milhões ao Master é o Flávio Bolsonaro, a PF do Lula acabou com o Esquema e o Vorcaro está preso.
te garanto que nao sou jumento ! Jaquez correa do pt vai ser preso?
piada kkkkk
quem tem gravação de áudio pedindo propina de R$ 134 milhões é o Flávio Bolsonaro.
tu e um petista , suas narrativas na cola 🫏, jaquez wagner do pt manda lembrancas 💸💸💸💸💸💸
Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelo conteúdo é integralmente do autor do comentário.