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Das cinco escolas avaliadas em Rio Paranaíba, apenas uma não cumpre a meta do IDEB; confira os números

A melhor avaliada no índice foi a E.E. Professor José Luiz de Araujo que somou uma nota de (7,9).


👤 Patos Notícias
🕓 06/09/2018 - 08:53


E.E. Professor José Luiz de Araujo é uma das escolas brasileiras que mantêm a excelência em educação por vários anos consecutivos,
Foto: Reprodução (Rede Social/Facebook)

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano passado foi divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Criado em 2007, o índice  reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

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Das escolas de Rio Paranaíba, apenas uma não conseguiu atingir a meta estipulada pelo MEC. A melhor colocada foi a E.E. Professor José Luiz de Araujo que somou uma nota de (7,9) bem acima da meta geral para o país de (6,0), esperada para o ano de 2022.

E.E. Professor José Luiz de Araujo 

A escola apresenta desde o ano de 2007 (data de criação do IDEB) um desempenho positivo. Ao longo dos últimos anos as notas evoluíram e no passado alcançaram (7,9), superando em 0,9 a meta estipulada pelo MEC.

A instituição atende alunos dos cinco primeiros anos do ensino fundamental e administrada pelo estado de Minas Gerais.

E.E. Dr. Adiron Gonçalves Boaventura

As três últimas notas da instituição se demostraram negativas levando como critério a meta estipulada pelo MEC. No ano passado o conceito foi de (5,9), sendo que o esperado seria (6,4), ou seja a instituição ficou com (0,5) a menos do esperado.

No entanto, se comparado ao último levantamento de 2015 (5,3), a escola evoluiu 0,6. Em 2007, a nota ficou 0,1 abaixo do esperado, que utilizou como referencial de meta a nota anterior de 2005.

A instituição atende alunos do ensino-fundamental II, ou seja do 6º ao 9º ano. Nossa reportagem procurou a direção da escola, porém nenhum posicionamento foi emitido até o fechamento desta edição.

E.M. Tancredo do Neves

A escola desde o ano de 2007 apresentou notas acima das metas estipuladas. No ano passado somou (6,7), com (0,6) a mais do esperado.

Administrada pelo município de Rio Paranaíba, a instituição atende alunos até o 5º ano.

E.M. Padre Goulart

A escola superou as metas desde a data da criação do índice, porém a última nota foi de (5,1), o que coloca a instituição na frente apenas da E.E. Adiron Gonçalves Boaventura.

E.M João Barbosa de Barros – Distrito de Chaves

A escola que atende os primeiros anos do ensino fundamental ficou com a nota 5,9. No sistema do INEP não consta os dados dos anos anteriores, não sendo possível traçar uma meta para os respectivo ano.

Para que serve essa nota

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de zero a 10 e a combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Triângulo Notícias – Com informações do INEP