Cursos do Promam, via UFU, beneficiam cerca de 500 pessoas em Patos de Minas

Além dos cursos gratuitos, os alunos recebem o uniforme e o material didático.

Compartilhe!

Patos de Minas – Parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Prefeitura Municipal rende bons frutos, beneficiando aproximadamente 500 pessoas com cursos de capacitação gratuitos. Jovens e adultos da cidade e dos distritos têm a chance de se qualificarem em diversas áreas no Programa Municipal de Acesso ao Mercado, o Promam 5.0.

Segundo o professor da UFU, Diego Piau, na cidade são oferecidos cursos de Inglês, Espanhol, Libras e o pré-vestibular. Já nos distritos, além dos cursos de idiomas, são ofertados os cursos de informática e de culinária.

Diego Piau enfatiza a positiva receptividade da comunidade ao programa: “A adesão ao projeto está muito boa, a comunidade abraçou a causa. A primeira formatura está prevista para dezembro”. Isso demonstra a relevância e a aceitação das capacitações pelo público local.

A iniciativa não conta apenas com o apoio da UFU, mas também com a colaboração do Sistema S e do UNIPAM, além de empresas privadas que se envolveram no projeto.

Jorgiane Suelen, Secretária de Desenvolvimento Social, destaca os objetivos do programa: “Nosso objetivo é capacitar as pessoas, aquelas que querem um emprego rápido, aquelas que buscam uma oportunidade numa universidade ou querem fazer uma segunda língua”. Essa abordagem inclusiva visa atender às diferentes demandas da população local.

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Novo) elogia o sucesso do novo modelo do Promam. Para ele, não é necessário possuir um prédio para oferecer os cursos, mas sim levar a capacitação até as pessoas, seja nos bairros ou na área rural. Com a UFU, a prefeitura investiu R$ 670 mil.

Além de proporcionar cursos totalmente gratuitos, os alunos do Promam 5.0 também recebem uniformes e material didático. Na noite de terça-feira (1º) ocorreu a entrega dos primeiros kits para os estudantes do pré-vestibular. A cerimônia contou com a participação de autoridades políticas, docentes e discentes.

O assessor do reitor da UFU em Patos de Minas, Matheus Gomes, ressalta a importância da parceria com a prefeitura para fortalecer os laços da universidade com a comunidade e democratizar o acesso ao ensino. Ele afirma que o cursinho pré-vestibular tem como objetivo possibilitar que estudantes que não têm condições de pagar por um cursinho particular tenham a oportunidade de ingressar em uma universidade, seja ela pública ou privada.

A perspectiva é que novas turmas sejam abertas em breve no Promam 5.0. Portanto, para aqueles que têm interesse é fundamental ficar atento às inscrições e não perder essa oportunidade. A parceria entre a UFU, a prefeitura e demais parceiros tem mostrado resultados significativos, e a expectativa é que mais pessoas possam ser beneficiadas e transformar suas vidas através da educação e da qualificação profissional.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.