Com água parada e esgoto a céu aberto, moradores do Santa Terezinha pedem socorro

A COPASA reconheceu que houve vazamento de esgoto. A prefeitura informou que nenhum foco do aedes aegypti foi identificado no local.

Compartilhe!

Moradores do bairro Santa Terezinha em Patos de Minas estão preocupados. Uma lagoa se formou numa pastagem no final da Rua do Chumbo. Os moradores temem pela reprodução em massa do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A equipe do Patos Notícias esteve no local na manhã desta sexta-feira (24/02) e verificou que a lagoa se formou nas proximidades de uma elevatória da COPASA. A companhia reconheceu que houve vazamento de esgoto e se comprometeu em resolver o problema.

O extravasamento de esgoto ocorreu devido ao entupimento da rede coletora por areia e cascalho, decorrentes da inundação causada pela cheia do Rio Paranaíba. A manutenção começará ainda nesta sexta-feira (24).

A Companhia esclarece que tem monitorado de perto o cenário, que é complexo. Mesmo após redução do nível do manancial, a umidade do solo impediu o acesso imediato das equipes e maquinários pesados necessários à manutenção no local.

A prefeitura enviou uma equipe ao local e informou que nenhum criadouro do aedes aegypti foi identificado. Mesmo assim, os moradores pedem que a água seja drenada para evitar a propagação de doenças e até de animais peçonhentos, como cobras.

Leia a íntegra da nota da prefeitura:

O Programa Municipal de Combate à Dengue recebeu reclamação sobre um local nas proximidades do Bairro Santa Terezinha onde a água das chuvas tem ficado empoçada. A agente de combate a endemias responsável pela área vistoriou a região na manhã desta sexta-feira (24/2) e informou que a água represada está com peixes. A servidora também pontuou que não foi encontrada larva do Aedes aegypti no local.

É importante ressaltar que o primeiro LIRAa do ano em Patos de Minas, divulgado este mês, mostrou que mais de 90% dos criadouros do mosquito estão no interior das residências. Também destacamos que o fumacê é aplicado em pontos específicos da cidade, seguindo normas do Ministério da Saúde que indica a pulverização em quarteirões onde há casos positivos de dengue.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.