MENU

Caso de coronavírus é confirmado no Alto Paranaíba

Paciente residente em Patrocínio contraiu a doença.


👤 Lélis Félix Souza
🕓 14/03/2020 - 19:44 (atualizado 14/03 - 20:02)


Foto: Tumisu por Pixabay

Patrocínio/MG –  Uma mulher de 37 anos, que viajou para a Itália, é a primeira paciente com coronavírus no Alto Paranaíba. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde neste sábado (14/03).

Segundo o boletim epidemiológico, a paciente reside atualmente em Patrocínio. Em Minas Gerais, existem outros três casos confirmados em Juiz de Fora, Ipatinga e Divinópolis.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na região do Alto Paranaíba, há casos em investigação em Carmo do Paranaíba (03), Patos de Minas (02) e São Gotardo (01). No Triângulo Mineiro, 23 pacientes estão com suspeita em Uberlândia e quatro em Uberaba.

Sintomas do Coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

Recomendações para Evitar o Contágio

Nota da Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio

A Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio informa que foi confirmado neste sábado, 14/03, o primeiro caso de Coronavírus no município.

Trata-se de paciente do sexo feminino, 37 anos, com histórico de viagem para a Itália, com quadro clínico leve, sem indicação de internação hospitalar até o momento.

O caso está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde, conforme previsto no Plano de Enfrentamento Municipal e a paciente encontra-se em isolamento domiciliar, bem como seus familiares, sendo que nenhum deles apresenta sintomas do Coronavírus (COVID-19).

A Secretaria Municipal de Saúde tranquiliza a todos, pois está preparada para o enfrentamento do Coronavírus, e segue trabalhando dentro do Plano de Ação contra a doença, com profissionais já treinados e atuação em vigilância preventiva nas unidades de saúde públicas e particulares.

Na segunda-feira (16), na parte da manhã, acontecerá uma reunião da Comissão Técnica Municipal de Monitoramento do COVID-19 e em seguida será concedida uma entrevista coletiva.

Noilma Passos
Coordenadora de Atenção à Saúde – SMS/PMP