Caso de coronavírus é confirmado no Alto Paranaíba

Paciente residente em Patrocínio contraiu a doença.

Compartilhe!

Foto: Tumisu por Pixabay

Patrocínio/MG –  Uma mulher de 37 anos, que viajou para a Itália, é a primeira paciente com coronavírus no Alto Paranaíba. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde neste sábado (14/03).

Segundo o boletim epidemiológico, a paciente reside atualmente em Patrocínio. Em Minas Gerais, existem outros três casos confirmados em Juiz de Fora, Ipatinga e Divinópolis.

Na região do Alto Paranaíba, há casos em investigação em Carmo do Paranaíba (03), Patos de Minas (02) e São Gotardo (01). No Triângulo Mineiro, 23 pacientes estão com suspeita em Uberlândia e quatro em Uberaba.

Sintomas do Coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Recomendações para Evitar o Contágio

  • Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
  • Evitar ambientes com muita aglomeração;
  • Utilizar álcool em gel nas mãos

Nota da Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio

A Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio informa que foi confirmado neste sábado, 14/03, o primeiro caso de Coronavírus no município.

Trata-se de paciente do sexo feminino, 37 anos, com histórico de viagem para a Itália, com quadro clínico leve, sem indicação de internação hospitalar até o momento.

O caso está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde, conforme previsto no Plano de Enfrentamento Municipal e a paciente encontra-se em isolamento domiciliar, bem como seus familiares, sendo que nenhum deles apresenta sintomas do Coronavírus (COVID-19).

A Secretaria Municipal de Saúde tranquiliza a todos, pois está preparada para o enfrentamento do Coronavírus, e segue trabalhando dentro do Plano de Ação contra a doença, com profissionais já treinados e atuação em vigilância preventiva nas unidades de saúde públicas e particulares.

Na segunda-feira (16), na parte da manhã, acontecerá uma reunião da Comissão Técnica Municipal de Monitoramento do COVID-19 e em seguida será concedida uma entrevista coletiva.

Noilma Passos
Coordenadora de Atenção à Saúde – SMS/PMP

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.