Bons resultados, lançamento de livro e peça teatral marcam evento do UNIPAM

O encontro foi o último do ciclo de comemorações do cinquentenário da FEPAM.

Compartilhe!

Foto: Lélis F. Souza (Triângulo Notícias)

O UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas) e sua instituição mantenedora, a FEPAM (Fundação Educacional de Patos de Minas) apresentaram neste sábado (23/03) o Balanço Social (2017/2018).

O evento no Centro de Convenções e Eventos (CCE) contou com a participação de autoridades, professores, funcionários e membros da sociedade civil. O presidente da FEPAM, Dr. Teotônio Tobias, subiu ao palco e fez seu discurso. Ele destacou a importância da instituição perante a sociedade e sua contribuição para o desenvolvimento de Patos de Minas.

Foto: Lélis F. Souza (Triângulo Notícias)

Já o reitor do UNIPAM, Prof° Milton Roberto, fez uma explanação descontraída e não disfarçou a alegria ao apresentar a nota máxima (5) na avaliação do INEP/MEC. Ele destacou que o resultado é fruto de um trabalho conjunto entre professores, colaboradores e os alunos do centro universitário.

Confira os principais pontos do Balanço Social 2017/2018:

  • Dia da Responsabilidade Social – Todos os anos mais de 8 mil pessoas circulam pelo evento que consiste na promoção de atividades em prol da sociedade de Patos de Minas.
  • Basquete em Cadeira de Rodas – Equipe é o melhor time de Minas Gerais. Participam diariamente dos treinos 40 atletas com deficiência e anualmente cerca de 1500 pessoas são atendidas pelo projeto.
  • Observatório – Mostra de cursos reúne anualmente cerca de 12 mil participantes de 122 escolas de mais de 50 cidades.
  • Programa Integrar – Promoção da saúde através da prática de exercícios físicos regulares para crianças, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais. São mais de 600 pessoas atendidas mensalmente e mais de mil alunos atuando no projeto.
  • UNIPAM Sênior – Acolhe a terceira idade nas tardes de terças e quinta-feiras. São desenvolvidas várias atividades, desde aulas à oficinas. São mais de 200 alunos semestralmente.
  • Programa Letração – Possibilita acesso a educação aos profissionais da Construção Civil do UNIPAM. Em 2017 foram 100 pessoas atendidas.
  • Viva Cristavo – Tem o objetivo de incluir socialmente crianças, adolescentes e os adultos do Bairro Nossa Senhora Aparecida e adjacências. São cerca de 200 pessoas atendidas mensalmente.
  • Hortas Comunitárias – Projeto leva bons hábitos alimentares à população. De 2013 a 2018 foram 46 hortas implantadas, 45 entidades beneficiadas em seis municípios.
  • Núcleo de Práticas Jurídicas – Nos últimos dois anos foram mais de 3 mil atendimentos realizados para pessoas carentes.
  • Na área da saúde são feitos atendimentos no Centro Clínico Veterinário (CCV), Centro Clínico Universitário (CCU), Centro Clínico Odontológico (CCO), Ambulatório de Enfermagem Anna Nery, Clínica de Psicologia, Clínica de Fisioterapia, Laboratório de Análises Clínicas, Farmácia Universitária e Ambulatório de Nutrição.
  • O apoio social também ocorre através do Cidade Solidária (doação de alimentos), Trilha do Saber (doação de material escolar) e o Leilão do Bem (recursos para entidades filantrópicas).
  • O empreendedorismo é incentivado através da Farol (Incubadora de Empresas) e o oCEANo (Aceleração de Negócios).
  • A instituição ainda conta com a Âncora (Núcleo de Inovação Tecnológica), Ascender (Inteligência Empresarial), FabLab (Laboratório de Fabricação) e Agência Crivo (Publicidade)

Livro e Teatro

Foto: Lélis F. Souza (Triângulo Notícias)

A Professora e Jornalista, Laryssa Caixeta, lançou um livro que conta a história dos 50 anos da FEPAM/UNIPAM. O projeto começou a ser desenvolvido durante sua graduação em Comunicação Social e agora já está sendo comercializado. A renda com as vendas dos exemplares será revertida para o Projeto Trilhas do Saber.

As comemorações foram encerradas com a peça teatral “Nos embalos da história” do Grupo TUPAM. Com um enredo dinâmico, os artistas contaram 50 anos de história, fazendo uma relação com acontecimentos internacionais, nacionais e locais. A peça terminou com a encenação de uma formatura universitária, simbolizando a entrega de profissionais que o UNIPAM faz anualmente.

No final o pró-reitor do UNIPAM, Profº Henrique Miranda, chamou várias autoridades ao palco e as agradeceu pela contribuição na construção da história da instituição. Após a cerimônia foi servido um almoço de confraternização para os presentes.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.